vitória sobre o pecado



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Como posso vencer o pecado em minha vida cristã?



Pergunta: "Como posso vencer o pecado em minha vida cristã?"

Resposta:
A Biblia fala sobre os seguintes recursos dos quais dispomos para vencermos nossa natureza pecaminosa:

(1) O Espirito Santo – Um dom de Deus a nos (Sua igreja) para sermos vitoriosos em nosso viver cristão e o Espirito Santo. Deus contrasta os feitos da carne com o fruto do Espirito em Galatas 5:16-25. Nesta passagem somos chamados a andar no Espirito. Todos os crentes ja têm o Espirito Santo, mas esta passagem nos diz que precisamos andar no Espirito, cedendo ao Seu controle. Isto significa escolher “gastar a sola do sapato” seguindo as recomendações do Espirito Santo em nossas vidas ao inves de seguirmos a carne.

A diferença que o Espirito Santo pode fazer na vida de um crente e demonstrada na vida de Pedro, que, antes de estar cheio do Espirito Santo, negou a Jesus três vezes, e isto depois de ter declarado que seguiria a Cristo ate a morte. Depois de estar cheio do Espirito, ele falou abertamente e fortemente sobre o Salvador aos judeus no Petencoste.

A pessoa anda no Espirito à medida que procura não “abafar” as recomendações do Espirito (“extinguindo o Espirito”, como descrito em I Tessalonicenses 5:19), e busca, ao inves disso, estar cheio do Espirito (Efesios 5:18-21). E como alguem fica cheio do Espirito Santo? Primeiro de tudo, e escolha de Deus, assim como era no Velho Testamento. Ele escolhia pessoas e acontecimentos especificos no Velho Testamento, para encher do Espirito individuos que ele elegeu para uma missão que ele queria cumprida (Genesis 41:38; Êxodo 31:3; Numeros 24:2; I Samuel 10:10, etc.). Creio haver prova em Efesios 5:18-21 e Colossenses 3:16 que Deus escolhe encher do Espirito aqueles que se abastecem com a Palavra de Deus, como evidenciado pelo fato de que o resultado de cada transbordamento do Espirito nesses versos e parecido. Assim, isto nos traz a nosso proximo recurso.

(2) A palavra de Deus, a Biblia – II Timoteo 3:16-17 diz que Deus nos deu Sua Palavra para nos equipar para toda boa obra. Ela nos ensina como viver e no que acreditar, a nos revela quando escolhemos os caminhos errados, nos ajuda a voltarmos ao caminho certo, e nos ajuda a permanecer neste caminho. Como compartilha Hebreus 4:12, e viva e poderosa e capaz de penetrar em nossos corações para arrancar pela raiz o mais dificil dos problemas, aquele que, humanamente falando, não poderiamos vencer. O salmista discorre a respeito de seu poder que transforma vidas em Salmos 119:9,11,105 e outros versos. A Josue foi dito que o segredo de seu sucesso para vencer seus inimigos (uma analogia à nossa batalha espiritual) era não esquecer deste recurso, mas ao inves, meditar nele de dia e de noite para que a ele pudesse obedecer. Isto ele fez, mesmo quando o que Deus ordenou não fez sentido em termos de estrategia militar, e isto foi o segredo de sua vitoria em sua batalha pela Terra Prometida.

Este comumente e um recurso que tratamos de maneira trivial. Damos prova disso ao levarmos nossas Biblias para igreja ou ao lermos uma devocional diaria ou um capitulo ao dia, mas falhamos em memoriza-la ou meditar nela, procurando aplicação em nossas vidas, confessando pecados que ela nos revela, louvando a Deus pelos dons que revela que Ele nos tem dado. Freqüentemente nos tornamos ou anorexicos ou bulimicos quando se trata da Biblia. Nos alimentamos com o suficiente para manter-nos vivos espiritualmente ao comermos da Palavra somente quando vamos à igreja (mas nunca ingerindo o suficiente para sermos cristãos saudaveis e prosperos) ou nos alimentamos freqüentemente, mas nunca meditando nela tempo suficiente para conseguir dela nutrição espiritual.

Se você não adquiriu o habito de estudar a Palavra de Deus diariamente de uma forma significativa, e de memoriza-la ao encontrar passagens que o Espirito Santo marca em seu coração, e importante que você comece a habituar-se a fazê-lo. Tambem sugiro que você comece a escrever um diario (pode ser no computador, se você digita mais rapido que escreve) em um caderno espiral, etc. Crie o habito de não parar de ler a Palavra de Deus ate que tenha escrito algo que o beneficiou. Eu tambem sempre registro orações a Deus, pedindo a Ele que me ajude a mudar nas areas que Ele me revelou. A Biblia e a ferramenta que o Espirito usa em nossas vidas e na vida de outros (Efesios 6:17), uma parte essencial e importante da armadura que Deus nos da para lutarmos em nossas batalhas espirituais (Efesios 6:12-18)!

(3) Oração – Este e um outro recurso essencial que Deus nos deu. Novamente, e um recurso que os cristãos mencionam mas dão uso muito pobre. Temos encontros de oração, momentos de oração, etc., mas a ela não damos o uso que a igreja primitiva exemplifica (Atos 3:1; 4:31; 6:4; 13:1-3, etc.). Paulo repetidas vezes menciona como ele orava por aqueles a quem ministrava. Quando estamos sos, nos tambem não usamos este grande recurso que a nos esta disponivel. Mas Deus nos deu promessas maravilhosas a respeito da oração (Mateus 7:7-11; Lucas 18:1-8; João 6:23-27; I João 5:14-15, etc.). E novamente, Paulo inclui aqui sua passagem a respeito da preparação para a batalha espiritual (Efesios 6:18)!

O quão importante e isso? Examinando novamente o caso de Pedro, vemos as palavras de Cristo a ele no Jardim do Getsêmane antes que o negasse. Ali, enquanto Jesus esta orando, Pedro esta dormindo. Jesus o desperta e diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espirito esta pronto, mas a carne e fraca” (Mateus 26:41). Assim como Pedro, você quer fazer o que e certo mas não esta encontrando forças. Precisamos seguir o alerta de Deus para continuarmos buscando, batendo, pedindo... e Ele nos dara a força de que precisamos (Mateus 7:7). Mas precisamos fazer mais do que simplesmente mencionar este recurso.

Não estou dizendo que a oração e magica. Ela não e. Deus e tremendo. A oração e simplesmente reconhecer nossas proprias limitações e o poder inesgotavel de Deus e nos voltarmos a Ele para que nos dê a força de que necessitamos para fazer o que Ele quer que façamos, não o que NOS queremos fazer (I João 5:14-15).

(4) A Igreja – Este ultimo recurso e novamente um que nos tendemos a ignorar. Quando Jesus enviou Seus discipulos, os enviou dois a dois (Mateus 10:1). Quando lemos a respeito das viagens missionarias em Atos, eles não sairam um de cada vez, mas em grupos de dois ou mais. Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, Ele la estara no meio deles (Mateus 18:20). Ele nos ordena que não abandonemos nossa congregação como era costume de alguns, mas que usemos este tempo para nos encorajarmos mutuamente em amor e boas obras (Hebreus 10:24-25). Ele nos manda confessar nossas ofensas uns aos outros (Tiago 5:16). Na sabedoria da literatura do Velho Testamento, a nos e dito que assim como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo (Proverbios 27:17). “E o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” O que e numeroso se fortalece. (Eclesiastes 4:11-12).

Algumas pessoas que conheço ja viram irmãos ou irmãs em Cristo (se você e do sexo feminino) que se comunicam por telefone ou pessoalmente e compartilham como estão no caminhar cristão, como têm lutado, etc. E se comprometem a orar um pelo outro e são responsaveis em se sustentarem mutuamente na aplicação da Palavra de Deus em seus relacionamentos, etc.

Às vezes a mudança vem rapidamente. Às vezes, em outras areas, ela vem mais devagar. Mas Deus nos prometeu que conforme fizermos uso de Seus recursos, Ele TRARÁ mudança em nossa vida. Persevere no conhecimento de que Ele e fiel às Suas promessas!


Voltar à pagina principal em português

Como posso vencer o pecado em minha vida cristã?