tradição católica



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Deve a tradição catolica ter autoridade igual ou maior do que a Biblia?



Pergunta: "Deve a tradição catolica ter autoridade igual ou maior do que a Biblia?"

Resposta:
As tradições da igreja devem ser aceitas como igualmente dotadas de autoridade, como o são as Escrituras? Ou, deveriam as tradições da igreja ser seguidas somente se estiverem em total concordância com as Escrituras? A resposta a estas perguntas desempenha um grande papel em determinar no que você crê e como você vive como cristão. É nossa afirmação que somente as Escrituras são a unica fonte cheia de autoridade e infalivel para a doutrina e pratica cristã. As tradições são apenas validas se elas estiverem fundamentadas na firme base das Escrituras, e em total concordância com a totalidade das Escrituras. A seguir estão sete razões biblicas que apoiam o ensino de que a Biblia deva ser aceita como a autoridade de fe e pratica:

(1) As Escrituras são inspiradas por Deus (II Timoteo 3:16), e nelas sempre encontramos: “Assim disse o SENHOR...” Em outras palavras, e a Palavra escrita que e repetidamente tratada como Palavra de Deus. Isto jamais e dito de nenhuma tradição da igreja, ou seja, que e tambem inspirada por Deus e infalivel.

(2) É nas Escrituras que Jesus e os apostolos vêm sempre buscar apoio ou defesa de suas ações e ensinamentos (Mateus 12:3,5; 19:4; 22:31; Marcos 12:10). Ha mais de 60 versos nos quais se acha “esta escrito...” usado por Jesus e os apostolos para apoiar seus ensinamentos.

(3) É às Escrituras que se recomenda que a igreja venha com o objetivo de combater a mentira que estava a caminho (Atos 20:32). Da mesma forma, era a Palavra escrita que era vista no Velho Testamento como fonte de verdade sobre a qual se deveria basear o viver (Josue 1:8; Deuteronômio 17:18-19; Salmos 1; Salmos 19:7-11; 119; etc.). Jesus disse que uma das razões por que os saduceus estavam em erro no tocante à ressurreição e que eles não conheciam as Escrituras (Marcos 12:24).

(4) A infalibilidade nunca e afirmada como algo que possuem aqueles que se tornam lideres da igreja na sucessão dos apostolos. Tanto no Velho como no Novo Testamento, vemos que fracos lideres religiosos poderiam fazer o povo de Deus errar (I Samuel 2:27-36; Mateus 15:14; 23:1-7; João 7:48; Atos 20:30; Galatas 2:11-16). Ambos os Testamentos exortam as pessoas a estudar as Escrituras a fim de diferenciar o que e verdadeiro do que e falso (Salmos 19; 119; Isaias 8:20; II Timoteo 2:15; 3:16-17). Apesar de Jesus ensinar o respeito aos lideres religiosos (Mateus 23:3), uma admoestação que os apostolos seguiam, temos o exemplo dos apostolos de desobedecerem à autoridade de seus lideres religiosos quando estes lideres estavam em oposição com o que Jesus havia ordenado (Atos 4:19).

(5) Jesus iguala as Escrituras com a Palavra de Deus (João 10:35). Em contraste, quando se trata de tradições religiosas, Ele condena algumas porque contradizem a Palavra escrita (Marcos 7:1-13). Jesus nunca usa as tradições religiosas para apoiar Suas ações ou ensinamentos. Antes de o Novo Testamento ter sido escrito, o Velho Testamento era a unica Escritura inspirada. Contudo, havia literalmente centenas de “tradições” judaicas registradas no Talmud (uma coleção de comentarios compilada por rabinos judeus). Jesus e os apostolos tinham tanto o Velho Testamento quanto as tradições dos judeus. Em nenhum lugar das Escrituras Jesus ou qualquer dos apostolos apela às tradições judaicas. Ao contrario, Jesus e os apostolos citam, ou fazem referências ao Velho Testamento centenas de vezes. Os fariseus acusaram Jesus e os apostolos de “quebrarem as tradições” (Mateus 15:2). Jesus respondeu com uma critica: “Por que transgredis vos, tambem, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” (Mateus 15:3). A maneira pela qual Jesus e os apostolos faziam distinção entre as Escrituras e tradições que possuiam e um exemplo para a igreja. Jesus especificamente reprova que se tratem os “mandamentos dos homens” como doutrinas (Mateus 15:9).

(6) São as Escrituras que têm a promessa de que nunca falharão, e que em sua totalidade se cumprirão. Repetindo, esta promessa nunca e feita das tradições da igreja (Salmos 119:89,152; Isaias 40:8; Mateus 5:18; Lucas 21:33).

(7) São as Escrituras o instrumento do Espirito Santo e Seu meio para vencer Satanas e transformar vidas (Hebreus 4:12; Efesios 6:17).

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sabio para a salvação, pela fe que ha em Cristo Jesus. Toda a Escritura e divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruido para toda a boa obra” (II Timoteo 3:15-17). “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, e porque não ha luz neles” (Isaias 8:20).

De acordo com II Timoteo 3:15-17, são as Escrituras capazes de dar o conhecimento da salvação, são por Deus inspiradas e são o que precisamos para sermos totalmente equipados para toda boa obra. Sermos “totalmente” equipados significa tudo do que precisamos. As Escrituras contêm a informação de Deus que e tudo o que precisamos para salvação e para vivermos uma vida de boas obras. De acordo com Isaias 8:20, e a “lei e testemunho” (termos usados para se referir às Escrituras, veja Salmos 119), o padrão pelo qual medir a verdade.

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando la, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:10-11). Aqui se recomendou ao povo judeu da cidade de Bereia que testassem os ensinamentos que estavam ouvindo de Paulo pelas Escrituras. Eles não aceitaram simplesmente as palavras de Paulo como certas. Eles examinaram as palavras de Paulo, compararam-nas com as Escrituras e concluiram serem verdadeiras.

Em Atos 20:27-32, Paulo reconhece publicamente que “lobos” e falsos mestres se levantariam “de entre vos mesmos” (de dentro da igreja). O que ele recomendou que fizessem? “A Deus e à palavra da sua graça.” Ele não recomenda que fossem aos “lideres da igreja” (eles eram os lideres da igreja), ou às tradições da igreja, nem a algum ancião supervisor. Mas Paulo mostrou a eles a Palavra de Deus.

Resumindo, apesar de não haver nenhum verso que afirme que somente a Biblia seja nossa autoridade, a Biblia sempre e sempre da os exemplos e as admoestações para que se volte à Palavra escrita como fonte de autoridade. Quando se trata de examinar a origem de um profeta ou ensinamento de lider religioso, e às Escrituras que devemos ir como padrão de referência.

A Igreja Catolica Romana usa varias passagens biblicas para apoiar seu uso da tradição como tendo igual valor com as Escrituras. Aqui estão as passagens mais comumente usadas, junto com uma breve explicação:

“Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epistola nossa” (II Tessalonicenses 2:15). “Mandamo-vos, porem, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nos recebeu” (II Tessalonicenses 3:6). Estas passagens se referem às tradições que os tessalônicos tinham recebido do proprio Paulo, de forma oral ou escrita. Não se relacionam com as tradições passadas, mas a ensinamentos que eles mesmos haviam recebido tanto da boca de Paulo como de sua pena. Paulo não esta dando sua bênção em todas as tradições, mas apenas nas tradições que ele tinha passado aos tessalônicos. Isto esta em contraste com as tradições da Igreja Catolica Romana, que têm sido passadas desde o quarto seculo em diante, não da boca ou pena de um dos apostolos.

“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convem andar na casa de Deus, que e a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (I Timoteo 3:14-15). A expressão “coluna e firmeza da verdade” não indica que a igreja e a criadora da verdade, ou que ela pode originar tradição para completar as Escrituras. A igreja sendo a “coluna e firmeza da verdade” simplesmente significa que a igreja e a proclamadora da verdade: “Porque por vos soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas tambem em todos os lugares a vossa fe para com Deus se espalhou, de tal maneira que ja dela não temos necessidade de falar coisa alguma” (I Tessalonicenses 1:8). O Novo Testamento recomenda aos cristãos primitivos que defendam a verdade: "...participantes da minha graça...na minha defesa e confirmação do evangelho" (Filipenses 1:7). Nem um verso sequer ha em todas as Escrituras que indique que a igreja tem a autoridade de desenvolver novas verdades, ou decretar novas verdades como sendo vindas da boca de Deus.

“Mas aquele Consolador, o Espirito Santo, que o Pai enviara em meu nome, esse vos ensinara todas as coisas, e vos fara lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Esta foi uma promessa dada somente aos apostolos. O Santo Espirito ajudaria os apostolos a se lembrarem de tudo o que Jesus havia dito a eles. Em nenhum lugar esta escritura afirma que haveria uma linha apostolica de sucessores, e que a promessa seria tambem para eles.

“Pois tambem eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos ceus; e tudo o que ligares na terra sera ligado nos ceus, e tudo o que desligares na terra sera desligado nos ceus” (Mateus 16:18-19). Estes versos são usados pela Igreja Catolica Romana para apoiar seu ensino de que Pedro foi o primeiro papa, e que a igreja sobre ele foi fundada. Mas quando tomados no contexto do que acontece no Livro de Atos, descobre-se que Pedro foi aquele que abriu o evangelho ao mundo no sentido de que foi ele que primeiramente pregou o evangelho de Cristo no Dia do Pentecoste (Atos 2). Foi ele quem primeiro pregou o evangelho aos gentios (Atos 10). Então, o ligar e desligar foi feito atraves da pregação do evangelho, não atraves de qualquer tradição catolica romana.

Apesar de claramente evidente que as Escrituras alegam sua propria autoridade, elas em nenhum lugar afirmam que “as tradições são iguais às Escrituras”. De fato, o Novo Testamento tem mais a dizer contra as tradições do que em favor delas.

A Igreja Catolica Romana clama que as Escrituras foram dadas aos homens pela Igreja e por esta razão a Igreja tem igual ou maior autoridade do que elas. Contudo, mesmo entre os escritos da Igreja Catolica Romana (do Primeiro Concilio Vaticano), encontraremos o reconhecimento de que os concilios da Igreja que determinaram quais livros seriam considerados a Palavra de Deus não fizeram nada a não ser reconhecer o que o Santo Espirito ja havia deixado evidente. Ou seja, a Igreja não “deu” aos homens as Escrituras, mas simplesmente “reconheceu” o que Deus, atraves do Santo Espirito, ja tinha dado. Como A.A. Hodge afirma: “quando um plebeu reconhece um principe e e capaz de chama-lo pelo nome, isto não da a ele o direito de governar sobre o reino”. Da mesma forma, o conselho da igreja, ao reconhecer quais livros eram inspirados por Deus e possuiam as qualidades de um livro por Deus inspirado, não ganhava igual autoridade a estes livros.

Resumindo, não se pode achar sequer uma passagem que afirme que “somente a Palavra escrita, e não a tradição, e nossa unica autoridade de fe e pratica”. Ao mesmo tempo, o que tambem deve ser admitido e que repetidamente, os escritores do Velho Testamento, Jesus e os apostolos, vão às escrituras como sua medida padrão, e recomendam o mesmo a qualquer um e a todos que as seguirem.


Voltar à pagina principal em português

Deve a tradição catolica ter autoridade igual ou maior do que a Biblia?