Bíblia cristão suicídio



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Qual a visão cristã a respeito do suicidio? O que diz a Biblia a respeito do suicidio?



Pergunta: "Qual a visão cristã a respeito do suicidio? O que diz a Biblia a respeito do suicidio?"

Resposta:
De acordo com a Biblia, cometer ou não suicidio não e o que determina se alguem tera acesso ao ceu. Se alguem que não foi salvo cometer suicidio, essa pessoa não fez nada mais do que “acelerar” sua jornada para o lago de fogo. Entretanto, a pessoa que cometeu suicidio estara no inferno por ter rejeitado a salvação atraves de Cristo, não por ter cometido suicidio. A Biblia menciona quatro pessoas especificas que cometeram suicidio: Saul (I Samuel 31:4), Aitofel (II Samuel 17:23), Zinri (I Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cada um deles foi homem vil, mau e pecador. A Biblia vê o suicidio do mesmo modo que o assassinato – e assim o e – um auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como a pessoa morrera. Tomar de assalto este poder em suas proprias mãos, de acordo com a Biblia, e blasfêmia contra Deus.

O que diz a Biblia a respeito de um cristão que comete suicidio? Não creio que um cristão que cometa suicidio perdera a salvação e terminara no inferno. A Biblia ensina que a partir do momento no qual a pessoa verdadeiramente crê em Cristo, ela esta eternamente salva (João 3:16). De acordo com a Biblia, os cristãos podem ter certeza, sem sombras de duvida, que têm a vida eterna, não importa o que aconteça. “Estas coisas vos escrevi a vos, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I João 5:13). Nada pode separar o cristão do amor de Deus! “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos podera separar do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Se nenhuma “criatura” pode separar um cristão do amor de Deus, e um cristão que comete suicidio e uma “criatura”, então nem mesmo o suicidio pode separa-lo do amor de Deus. Jesus morreu por todos os nossos pecados... e se um cristão verdadeiro, em tempo de crise e fraqueza espiritual, cometer suicidio – tambem este e um pecado pelo qual Cristo morreu.

Não significa que o suicidio não seja um grave pecado contra Deus. De acordo com a Biblia, o suicidio e assassinato, o que e errado. Eu teria serias duvidas a respeito do carater genuino da fe de alguem que se diz um cristão e mesmo assim cometeu suicidio. Não ha circunstância alguma que possa justificar que alguem, em particular um cristão, tire sua propria vida. Os cristãos são chamados a viver suas vidas por Deus – a decisão a respeito de quando morrer cabe a Deus e a Deus somente. Talvez uma boa maneira de ilustrar o suicidio para um cristão venha do livro de Ester. Na Persia, havia uma lei na qual qualquer pessoa que viesse à presença do rei sem ser convidada seria lançada à morte, a não ser que o rei estendesse seu cetro em sua direção – indicando misericordia. Para o cristão, o suicidio seria como forçar passagem e chegar à presença do rei sem ser convidado, ao inves de esperar que Ele o convocasse. Ele vai estender a você o seu cetro, livrando-o e dando vida eterna, mas isso não quer dizer que Ele esteja feliz com você. Apesar de não ser um versiculo especifico para este caso, I Corintios 3:15 e provavelmente uma boa descrição do que acontece com um cristão que comete suicidio: “Se a obra de alguem se queimar, sofrera detrimento; mas o tal sera salvo, todavia como pelo fogo.”


Voltar à pagina principal em português

Qual a visão cristã a respeito do suicidio? O que diz a Biblia a respeito do suicidio?