sola scriptura



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que e sola scriptura?



Pergunta: "O que e sola scriptura?"

Resposta:
As palavras “sola scriptura” são do latim: “sola” tem a ideia de “somente”, “chão”, “base”, e a palavra “scriptura” significa “escritos” – em referência às Escrituras. Sola scriptura significa que somente as Escrituras são autoridade de fe e pratica do cristão. A Biblia e completa, dotada de autoridade e verdadeira. “Toda a Escritura e divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timoteo 3:16).

Sola scriptura foi o “grito de guerra” da Reforma Protestante. Durante seculos a Igreja Catolica Romana colocou suas tradições em posição de autoridade superior à Biblia. Tal resultou em muitas praticas que foram, de fato, contraditorias à Biblia. Alguns exemplos são: orações aos santos e/ou Maria, a imaculada concepção, transubstanciação, batismo de bebês, indulgências e autoridade papal. Martinho Lutero, o fundador da Igreja Luterana e pai da Reforma Protestante, foi a publico reprovar a Igreja Catolica por seus ensinos não-biblicos. A Igreja Catolica ameaçou Martinho Lutero com a excomunhão (e morte) se ele não se retratasse formalmente. A resposta de Martinho Lutero foi: “Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocinio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois e perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amem."

O principal argumento catolico contra a sola scriptura e que a Biblia não ensina a sola scriptura explicitamente. Os catolicos argumentam: “A Biblia, em lugar algum, afirma que ela propria e o ÚNICO guia dotado de autoridade para fe e pratica.” Mesmo sendo isto verdadeiro, isto falha em reconhecer uma questão crucialmente importante. Sabemos que a Biblia e a Palavra de Deus. A Biblia se auto proclama inspirada por Deus, inerrante e dotada de autoridade. Tambem sabemos que Deus não muda de ideia ou Se contradiz. Portanto, apesar do fato de que a Biblia não se auto-intitula “sola scriptura”, ela, com certeza, não deixa espaço para tradições que possam contradizer sua mensagem. Sola scriptura não e tanto um argumento contra a tradição, mas mais ainda um argumento contra doutrinas não-biblicas e/ou anti-biblicas. A unica maneira de saber com certeza o que Deus espera de nos e permanecermos fieis ao que sabemos que Ele revelou: a Biblia. Podemos saber, alem de qualquer sombra de duvida, que as Escrituras são verdadeiras, dotadas de autoridade e confiaveis. O mesmo não se pode dizer da tradição.

A Palavra de Deus e a unica autoridade para a fe cristã. As tradições são validas apenas quando são baseadas nas Escrituras e estão em total concordância com a s Escrituras. As tradições que estão em contradição com a Biblia não vêm de Deus e não constituem em um aspecto valido da fe cristã. Sola scriptura e a unica forma de evitar que a subjetividade e a opinião pessoal tirem a prioridade dos ensinamentos da Biblia. A essência da sola scriptura e basear sua vida espiritual somente na Biblia, e rejeitar qualquer tradição ou ensino que não esteja em completa concordância com a Biblia. II Timoteo 2:15 declara: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Sola scriptura não torna nulo o conceito das tradições da igreja. Mas ao contrario, sola scriptura nos da um solido alicerce no qual podemos basear as tradições da igreja. Ha muitas praticas, tanto na Igreja Catolica quanto na Protestante, que são resultado de tradições, e não de ensinamentos explicitos das Escrituras. É bom, e mesmo necessario, que a igreja tenha tradições. As tradições têm um papel importante em tornar clara a doutrina cristã, e organizar a pratica cristã. Ao mesmo tempo, para que estas tradições sejam validas, não poderão estar em desacordo com a Palavra de Deus. Devem ser baseadas no solido alicerce dos ensinamentos das Escrituras. O problema com a Igreja Catolica Romana (e muitas das igrejas cristãs) e que ela baseia as tradições em tradições, que tambem se baseiam em tradições, tambem baseadas em tradições... e freqüentemente a tradição inicial não estava em completa harmonia com as Escrituras. É por isso que os cristãos devem sempre consultar a sola scriptura, a excelente e confiavel palavra de Deus, como a unica base solida para fe e pratica.

Na pratica, uma objeção freqüente ao conceito de sola scriptura e o fato de que o cânone da Biblia não foi oficialmente acordado por pelo menos 250 anos apos a fundação da igreja. Alem disso, as Escrituras não estavam disponiveis em quantidades significativas por mais de 1500 anos apos a fundação da igreja. Como, então, poderiam os cristãos primitivos usar a sola scriptura, quando nem ao menos possuiam as Escrituras por completo? Como, então, os cristãos que viveram antes da invenção da imprensa poderiam basear sua fe e pratica nas Escrituras somente, se não havia um jeito de possuirem uma copia completa das Escrituras? Esta questão se faz ainda mais complicada devido aos altos indices de analfabetismo atraves da historia. Como o conceito de sola scriptura lida com estas questões?

O problema com esta discussão e que ela esta essencialmente dizendo que a autoridade das Escrituras esta baseada na disponibilidade. Este não e o caso. A autoridade das Escrituras e universal, pois e a Palavra de Deus, e Sua autoridade. O fato de que as Escrituras não estavam prontamente disponiveis, ou ate mesmo o fato de que as pessoas não pudessem lê-las não muda o fato de que as Escrituras são a Palavra de Deus. Alem disso, ao inves de isto ser um argumento contra a sola scriptura, e na verdade uma questão a respeito do que a igreja deveria ter feito, ao inves do que o que ela fez. A igreja primitiva deveria ter dado alta prioridade à produção de copias das Escrituras. Apesar de ser fora da realidade que cada cristão possuisse uma copia completa da Biblia, era possivel que cada igreja pudesse ter um pouco, a maioria ou todas as Escrituras prontamente disponiveis. Os lideres da igreja primitiva deveriam ter feito do estudo das Escrituras sua mais alta prioridade, para que pudessem ensina-las com precisão. Mesmo que as escrituras não pudessem ser disponibilizadas para as massas, pelo menos os lideres da igreja poderiam ter sido bem treinados na Palavra de Deus. Ao inves de construir tradições em cima de tradições, e passa-las de geração em geração, a igreja deveria ter copiado as Escrituras e as ensinado (II Timoteo 2:4).

Mais uma vez repetimos: as tradições não são o problema. Tradições não-biblicas são o problema. A disponibilidade das Escrituras atraves dos seculos não e o fator determinante. As proprias Escrituras são o fator determinante. Nos agora temos as Escrituras prontamente disponiveis a nos. Estudando a Palavra de Deus, fica claro que muitas tradições da igreja que se desenvolveram atraves dos seculos são de fato contraditorias à Palavra de Deus. Isto e onde a sola scriptura se aplica. As tradições que são baseadas e estão em concordância com a Palavra de Deus podem ser mantidas. As tradições que não estão baseadas e/ou estão em desacordo com a Palavra de Deus devem ser rejeitadas! Sola scriptura resgata o que Deus nos revelou em Sua Palavra. Sola scriptura, definitivamente, nos mostra Deus que sempre fala a verdade, nunca Se contradiz e sempre demonstra ser de confiança.


Voltar à pagina principal em português

O que e sola scriptura?