significado da quaresma



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Qual o significado da quaresma?



Pergunta: "Qual o significado da quaresma?"

Resposta:
Quaresma e o periodo de jejum e arrependimento tradicionalmente observado pelos catolicos e algumas denominações protestantes, em preparação para a pascoa. A duração do jejum da quaresma foi estabelecida no seculo IV, como de 40 dias. Durante este periodo, os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipo de comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzas e a quaresma iniciaram como uma forma de os catolicos lembrarem-se do arrependimento de seus pecados, de forma parecida com as pessoas no Velho Testamento, que se arrependeram em panos de saco, cinzas e jejum (Ester 4:1-3; Jeremias 6:26; Daniel 9:3; Mateus 11:21).

Contudo, atraves dos seculos, valores muito mais “sacramentais” foram se desenvolvendo. Muitos catolicos entendem que, deixar de fazer algo na quaresma e uma maneira de ganhar a bênção de Deus. A Biblia não ensina que tais atos alcancem qualquer merito junto a Deus (Isaias 64:6). De fato, o Novo Testamento nos ensina que nossos atos de jejum e arrependimento devem ser praticados de forma que não atraiam atenções sobre nos: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipocritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que ja receberam o seu galardão. Tu, porem, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que esta em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensara publicamente” (Mateus 6:16-18).

O jejum e algo bom quando feito sob a otica biblica. É bom e agradavel a Deus quando abandonamos habitos e praticas pecaminosas. Não ha absolutamente nada errado em guardar um tempo no qual vamos nos concentrar apenas na morte e ressurreição de Jesus. Entretanto, estas “praticas” são coisas que devemos fazer todos os dias do ano, não apenas nos 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e a pascoa. Se você se sente movido por Deus para observar a quaresma, seja livre para fazê-lo. Mas certifique-se de que ira se concentrar em seu arrependimento dos pecados e consagração a Deus, não em tentar ganhar de Deus favor ou aumentar o Seu amor por você!


Voltar à pagina principal em português

Qual o significado da quaresma?