sete sacramentos



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

São biblicos os sete sacramentos catolicos?



Pergunta: "São biblicos os sete sacramentos catolicos?"

Resposta:
“Sacramentos são sinais externos da graça interna, instituidos por Cristo para nossa santificação.” A Igreja Catolica Romana ensina que apesar de Deus dar a graça ao homem sem simbolos externos (sacramentos), Ele tambem escolheu dar graça ao homem atraves de simbolos visiveis. Por Deus ter feito isto, o homem e tolo em não fazer uso deste meio provido por Deus de ganhar santificação. Para se qualificar como um sacramento, a Igreja Catolica Romana afirma que os seguintes criterios deverão ser satisfeitos: a) deve ser externo, ou seja, ser um sinal sensivel, perceptivel da graça santificadora, b) deve produzir graça, c) deve ser instituido por Jesus Cristo. Por esta razão, os sacramentos não são meramente um simbolo, mas se crê que realmente concedem graça santificadora a quem os recebe. A Igreja Catolica Romana crê que todos os seus sete sacramentos foram instituidos pelo proprio Cristo. Ha sete Sacramentos catolico romanos, que se seguem:

1) Batismo, que segundo a Igreja Catolica Romana, remove o pecado original enquanto faz penetrar a graça santificadora.

2) Penitência, na qual se confessa o pecado a um padre.

3) A Eucaristia (Comunhão ou Ceia do Senhor), considerada a recepção e ato de consumir o real corpo e sangue de Cristo.

4) Confirmação, ou Crisma, que e uma aceitação formal na igreja junto com uma unção especial do Santo Espirito.

5) Extrema-unção, feita na pessoa à morte para força fisica e espiritual, como preparação para o ceu. Quando combinada com confissão e Eucaristia, e chamada de “ultimos ritos”.

6) Ordem, o processo que gera a autoridade sacerdotal (da o poder de desempenhar as funções eclesiasticas).

7) Matrimônio, que da graça especial ao casal.

A seguir encontramos versos comumente citados para apoiar a crença da Igreja Catolica Romana no tocante aos sacramentos: “Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos” (II Timoteo 1:6). “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da agua e do Espirito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). “Não pelas obras de justiça que houvessemos feito, mas segundo a sua misericordia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espirito Santo” (Tito 3:5). “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da agua, pela palavra” (Efesios 5:26). “Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos” (João 20:23). “E a oração da fe salvara o doente, e o Senhor o levantara; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5:15). “Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espirito Santo” (Atos 8:17). “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia” (João 6:54-55).

Examinando estes versos fora de seu contexto, pode parecer que eles trazem algum beneficio, como vida eterna, perdão dos pecados, a presença do Espirito Santo ou Seu poder ou dom espiritual de serviço, etc. Entretanto, quando vistos no contexto das escrituras como um todo, não ha qualquer base para que creiamos que Deus alguma vez teve a intenção de que estas passagens fossem usadas como apoio a rituais como meio de trazer graça. Em outras palavras, toda a ideia de que os “sacramentos” trazem graça salvadora às pessoas esta fora da Biblia.

Ha dois dos principais sacramentos que especificamente a Igreja Catolica Romana aponta como necessarios para que se ganhe a vida eterna: o batismo e a eucaristia (comunhão ou ceia do Senhor). Por causa da crença da Igreja Catolica Romana de que o batismo e necessario para a salvação, eles reforçam a importância em batizar os bebês. Entretanto, nem um exemplo ou mandamento sequer para esta pratica pode ser encontrado nas Escrituras. Alguns catolicos romanos usam Atos 16:33 como um possivel exemplo, pois o carcereiro “e sua familia” foram batizados. Mas tomando este verso em seu contexto, notamos duas coisas:

(1) Quando o carcereiro pergunta a Paulo o que deve fazer para ser salvo, Paulo NÃO diz: “creia em Jesus, seja batizado e tome parte na eucaristia.” Mas ao inves disso Paulo disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo e seras salvo, tu e a tua casa” (v.31). Por esta razão, vemos que o ingrediente necessario à salvação e a fe. Foi compreendido que aquele que crê seja batizado, mas o batismo não e necessario para a salvação. Se fosse, Paulo teria dado mais peso ao batismo em suas viagens missionarias (I Corintios 1:14-18).

(2) Vemos que a “familia” não teria como incluir bebês ou crianças bem pequenas (verso 34, que diz que o carcereiro havia crido em Deus “com toda a sua casa”). Bebês e crianças bem pequenas não podem ainda exercer a fe em Deus desta forma.

Muitas e muitas vezes atraves das Escrituras, a fe, e não a fe MAIS o batismo e vista como o meio pelo qual alguem recebe a salvação (João 1:12; 3:14-16; Efesios 2:8-9; Romanos 3:19-26; 4; 10:9-13; etc.).

Quanto à eucaristia (comunhão ou ceia do Senhor), a Igreja Catolica Romana deixa bem claro que tomam João 6:53 literalmente, quando diz Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vos mesmos.” O problema e que a crença dos catolicos de que Jesus esta falando aqui literalmente, não esta em acordo com o contexto da passagem, na qual Jesus fala repetidamente na importância da fe Nele e em Sua vindoura morte expiatoria pelos pecados (veja João 6:29,35,40,47 e como estão em concordância com a totalidade da mensagem do Evangelho de João, como afirmado em João 20:31).

Quando examinamos os sacramentos restantes em contexto, vemos que a crença de que eles trazem a “graça santificadora” não esta de acordo com o contexto do restante da Biblia. Sim, todos os cristãos devem ser batizados, mas o batismo não nos traz infusão de graça. Sim, todos os cristãos devem participar da Ceia do Senhor, mas fazê-lo não traz graça santificadora. Sim, devemos confessar nossos pecados, mas não a um padre, mas a Deus (I João 1:9). Receber treinamento formal e aceitação formal na igreja e boa coisa a fazer, mas isto não traz graça salvadora. Ser aprovado como lider da igreja e coisa digna de honra, mas não resulta em graça. O casamento e algo maravilhoso e abençoado na vida de um casal, mas não e um meio de receber graça de Deus. Orar por alguem e com alguem que esta à morte, e estar com esta pessoa e coisa piedosa a fazer, mas isto não credita graça a você.

Toda a graça que podemos alguma vez necessitar e recebida no momento que a pessoa confia em Jesus, pela fe, como Salvador (Efesios 2:8-9). A graça salvadora que e concedida no momento da genuina fe e a unica graça salvadora que a Palavra de Deus nos chama a receber. Esta graça e recebida pela fe, não pela observância a rituais. Então, apesar de os sete sacramentos serem “boas coisas a fazer”, quando são compreendidos à luz do contexto biblico, o conceito de que os sete sacramentos “trazem graça santificadora” e completamente fora da Biblia.


Voltar à pagina principal em português

São biblicos os sete sacramentos catolicos?