salvos antes Jesus



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?



Pergunta: "Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?"

Resposta:
Desde a queda do homem, a base da salvação sempre foi a morte de Cristo. Ninguem, mesmo antes da cruz ou desde a cruz, poderia ser salvo sem este acontecimento indispensavel na historia do mundo. A morte de Cristo pagou a pena por pecados do passado, cometidos pelos “santos” do Velho Testamento e tambem de pecados futuros, dos “santos” do Novo Testamento.

A condição para a salvação sempre foi a fe. O alvo da fe de alguem para a salvação sempre foi Deus. Escreveu o salmista: “...bem-aventurados todos aqueles que nele confiam” (Salmos 2:12). Gênesis 15:6 nos diz que Abraão creu em Deus e que isto foi suficiente para Deus imputar-lhe isto por justiça (veja tambem Romanos 4:3-8). O sistema sacrificial do Velho Testamento não tirava o pecado, como claramente ensina Hebreus 9:1-10; 10:4, mas apontava para o dia em que o Filho de Deus verteria Seu sangue pela pecaminosa raça humana.

O que mudou atraves das gerações foi o conteudo da fe do crente. A exigência de Deus sobre o alvo da fe se baseia na quantidade de revelação que Ele deu, ate determinado momento, à humanidade. A isto se chama revelação progressiva. Adão cria na promessa dada por Deus em Gênesis 3:15, que a Semente da mulher conquistaria Satanas. Adão Nele creu, demonstrado pelo nome que deu a Eva (v.20) e o Senhor indicou Sua aceitação imediatamente, cobrindo-os com tunicas de peles (v.21). Naquele momento, era tudo que Adão sabia, mas nisto ele creu.

Abraão creu em Deus de acordo com as promessas e novas revelações a ele dadas por Deus em Gênesis 12 e 15. Antes de Moises, nenhuma Escritura existia, mas a humanidade foi responsavel pelo que Deus tinha revelado. Atraves do Velho Testamento, os crentes eram salvos porque criam que Deus iria, um dia, tomar conta deste problema, o pecado. Hoje, olhando para tras, cremos que Ele ja tomou conta de nossos pecados no Calvario (João 3:16; Hebreus 9:28).

E quanto aos crentes nos dias de Cristo, antes da cruz e ressurreição, criam em quê? Sera que entendiam por completo a morte de Cristo na cruz por seus pecados? Mais tarde em seu ministerio, “... começou Jesus a mostrar aos seus discipulos que convinha ir a Jerusalem, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” (Mateus 16:21). Qual foi a reação de Seus discipulos a esta mensagem? “E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecera isso.” (Mateus 16:22). Pedro e os outros discipulos não sabiam toda a verdade, mas mesmo assim foram salvos, pois creram que Deus tomaria conta do problema de seus pecados. Não sabiam exatamente como Ele conseguiria isto, não mais que Adão, Abraão, Moises ou Davi, mas creram em Deus.

Hoje, temos mais revelações do que tinham as pessoas que viveram antes da ressurreição de Cristo, pois nos sabemos por completo. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nos falou-nos nestes ultimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez tambem o mundo” (Hebreus 1:1-2). Nossa salvação ainda e baseada na morte de Cristo, nossa fe ainda e condição para salvação, e o alvo de nossa fe ainda e Deus. Hoje, para nos, o conteudo de nossa fe e que Cristo morreu por nossos pecados, que Ele foi sepultado, e que Ele se levantou no terceiro dia (I Corintios 15:3-4).


Voltar à pagina principal em português

Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?