saber pecado



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Como posso saber se algo e pecado?



Pergunta: "Como posso saber se algo e pecado?"

Resposta:
Ha dois aspectos envolvidos nesta questão: (1) Ha coisas que a Biblia especificamente menciona e declara como pecado. Exemplos disto incluem: Proverbios 6:16-19; Galatas 5:19-21; I Corintios 6:9-10. Não pode haver duvidas que estas Escrituras apresentam tais atividades como pecaminosas, coisas que Deus não aprova. Assassinato, adulterio, mentira, roubo, etc. – não ha duvidas de que a Biblia apresenta tais coisas como pecado.

(2) O ponto mais dificil esta em determinar o que e pecado em areas que a Biblia não apresenta diretamente. Quando a Biblia não menciona um determinado assunto, temos, em Sua palavra, alguns principios gerais que nos guiarão. (a) Quando não ha referência especifica na Escritura, e bom perguntar não se determinada coisa e errada, mas se e realmente boa. A Biblia fala, por exemplo, em remir o tempo (Colossenses 4:5). Nossos poucos dias aqui na terra são tão curtos e preciosos em relação à eternidade, que não devemos jamais perder tempo com coisas egoistas, mas usa-lo somente com coisas boas “ para promover a edificação” (Efesios 4:29).

(b) Um bom teste e determinar se podemos honestamente, em sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use a atividade em particular para Seus proprios bons propositos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para gloria de Deus” (I Corintios 10:31). Se ha lugar para a duvida se algo agrada a Deus, então melhor e desistir. “...e tudo o que não e de fe e pecado” (Romanos 14:23). (c) Precisamos nos lembrar de que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. “Ou não sabeis que o vosso corpo e o templo do Espirito Santo, que habita em vos, proveniente de Deus, e que não sois de vos mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espirito, os quais pertencem a Deus” (I Corintios 6:19-20). Esta grande verdade deve ter um verdadeiro impacto no que fazemos e aonde vamos com nossos corpos.

(d) Devemos avaliar nossas ações não somente em relação a Deus, mas tambem em relação a seus efeitos em nossa familia, nossos amigos e outras pessoas em geral. Mesmo se algo em particular possa não nos ofender pessoalmente, se for ofensivo ou afetar a outra pessoa, isto e errado. “Bom e não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Mas nos, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nos mesmos” (Romanos 14:21; 15:1). (e) Lembrem-se, finalmente, de que Jesus Cristo e nosso Senhor e Salvador, e não se pode permitir que nada mais tome a prioridade de que estejamos em acordo com Sua vontade. Não se pode deixar que nenhum habito, recreação ou ambição tenha um excessivo controle sobre nossas vidas: somente Cristo tem esta autoridade. “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (I Corintiois 6:12). “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).


Voltar à pagina principal em português

Como posso saber se algo e pecado?