religião organizada



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Por que eu deveria crer em uma religião organizada?



Pergunta: "Por que eu deveria crer em uma religião organizada?"

Resposta:
O dicionario oferece a seguinte definição para “religião”: “credo em Deus ou deuses a serem adorados, usualmente expresso em conduta e rituais; qualquer sistema especifico de credo, adoração, etc., freqüentemente envolvendo um codigo de etica.” À luz desta definição, a Biblia fala de religião organizada e em muitos casos o proposito e impacto de “religião organizada” não e algo que agrada a Deus. Abaixo listamos alguns exemplos de onde religiões organizadas estão descritas.

Gênesis 11:1-9: No que poderia ser o primeiro exemplo de religião organizada, os descendentes de Noe se organizaram para construir a torre acreditando que, se pudessem construi-la alta o suficiente, seriam salvos. Eles criam que sua unidade era mais importante do que seu relacionamento com Deus. Deus agiu e confundiu suas linguas, pondo fim assim a esta religião.

Êxodo 6 em diante: Deus havia dado promessas a Abrão (Abraão) a respeito de um relacionamento especial entre seus descendentes e Deus. Entretanto, vemos isso “organizado” para a nação começando no êxodo e funcionando atraves da historia dos Israelitas. Os Dez Mandamentos, Tabernaculo, sistema de sacrificios, tudo foi organizado por Deus e para ser seguido pelos Israelitas. Um estudo posterior do Novo Testamento esclarece que o objetivo final desta religião era guiar seus seguidores a Cristo (Galatas 3; Romanos 7). Entretanto, muitos entenderam isto de forma errada e adoraram os elementos ao inves do Deus Verdadeiro.

Livro de Juizes em diante: Muitos dos conflitos experimentados pelos Israelitas envolveram o conflito de religião organizada. Exemplos incluem: Baal (Juizes 6; I Reis 18); Dagom (I Samuel 5); Moloque (II Reis 23:10). Deus usou estas religiões para mostrar Seu poder, derrubando-as.

Os Evangelhos: Os Fariseus e Saduceus representavam religião organizada no tempo de Cristo. Jesus constantemente se confrontava com eles a respeito de seus falsos ensinamentos e viver hipocrita. Muitos deles sairam desta religião organizada: Paulo e um exemplo.

As epistolas (cartas): Havia grupos organizados que misturavam os evangelhos com certas listas de obras exigidas. Eles tambem procuravam pressionar os crentes a mudar e aceitar esta nova religião. Galatas e Colossenses dão avisos sobre tal.

Apocalipse: Mesmo no final dos tempos, a religião organizada tera um impacto no mundo quando o anticristo estabelecer uma religião mundial.

Na maioria dos casos o resultado final da “religião organizada” diverge do intento de Deus. Entretanto, a Biblia fala de cristãos organizados (crentes) que são parte de Seu plano. Ele os chama de igrejas. As descrições do Livro de Atos e das Epistolas dão indicações de que a igreja deve ser organizada e interdependente. A organização leva à proteção, produtividade e progresso (Atos 2:41-47).

Neste caso seria melhor que fossem chamadas de “relacionamento organizado”. Não ha plano algum de alcançar a Deus (Deus ja os alcançou). Não ha orgulho (tudo e recebido pela graça). Não deve haver divergências a respeito da liderança (Cristo e a Cabeça: Colossenses 1:18). Não deve haver preconceito (Todos somos um em Cristo: Galatas 3:28). A organização não e o problema. Seguir a religião e o problema.


Voltar à pagina principal em português

Por que eu deveria crer em uma religião organizada?