racismo, preconceito, discriminação



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que diz a Biblia sobre racismo, preconceito e discriminação?



Pergunta: "O que diz a Biblia sobre racismo, preconceito e discriminação?"

Resposta:
O primeiro item a compreender nesta discussão e que ha uma so raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiaticos, indianos, arabes, judeus, etc, não são de diferentes raças, mas ao inves disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas caracteristicas fisicas (com pequenas variações, e claro). Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). Deus ama o mundo inteiro (João 3:16). Jesus entregou Sua vida por todos no mundo inteiro (I João 2:2). O “mundo inteiro”, obviamente, inclui todas as etnias da humanidade.

Deus não mostra parcialidade ou favoritismo (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34; Romanos 2:11; Efesios 6:9), e nem nos deveriamos. Tiago 2:4 descreve a qualquer um que mostra discriminação como juiz “de maus pensamentos”. Devemos sim amar a nosso proximo como a nos mesmos (Tiago 2:8). No Velho Testamento, Deus dividiu a humanidade em dois grupos “raciais”: judeus e gentios. A intenção de Deus era que os judeus formassem um reino de sacerdotes, ministrando às nações gentias. Mas ao contrario, em sua maioria, os judeus se tornaram orgulhosos de sua posição e desdenharam dos gentios. Jesus Cristo colocou fim a isto, destruindo a parede divisoria da hostilidade (Efesios 2:14). Todas as formas de racismo, preconceito e discriminação são afrontas à obra de Cristo na cruz.

Jesus nos ordena que amemos uns aos outros assim como Ele nos ama (João 13:34). Se Deus e imparcial, e nos ama com imparcialidade, isto significa que precisamos amar aos outros com o mesmo alto padrão. Jesus nos ensina, ao final de Mateus 25, que tudo o que fizermos com o menor de Seus irmãos, faremos a Ele. Se tratarmos uma pessoa com desprezo, estamos maltratando uma pessoa criada à imagem de Deus; estaremos ferindo alguem que Deus ama e por quem Jesus morreu.

O racismo, em formas variantes e varios graus, tem sido uma praga na humanidade por milhares de anos. Irmãos e irmãs de todas as etnias, isso não pode ocorrer! Para as vitimas do racismo, preconceito e discriminação: você precisa perdoar. Efesios 4:32 declara: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambem Deus vos perdoou em Cristo.” Não, os racistas não merecem seu perdão, mas nos, muito menos ainda, merecemos o perdão de Deus! Aos responsaveis pelo racismo, preconceito e discriminação: vocês precisam se arrepender e apresentar-vos “a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13) Que Galatas 3:28 seja completamente cumprido: “Nisto não ha judeu nem grego; não ha servo nem livre; não ha macho nem fêmea; porque todos vos sois um em Cristo Jesus.”


Voltar à pagina principal em português

O que diz a Biblia sobre racismo, preconceito e discriminação?