Quem criou Deus



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Quem criou Deus? De onde veio Deus?



Pergunta: "Quem criou Deus? De onde veio Deus?"

Resposta:
O ateista Bertrand Russel escreveu em seu livro “Por que não sou um Cristão” que, se e verdade que todas as coisas precisam de uma causa, então Deus tambem precisa de uma causa. A partir dai ele concluiu que se Deus precisava de uma causa, então Deus não era Deus (e se Deus não e Deus, então, logicamente, não ha Deus). Esta foi simplesmente uma forma um pouco mais sofisticada da pergunta infantil: “Quem criou Deus?” Ate uma criança sabe que as coisas não surgem do nada, então se Deus e uma “coisa”, então Ele deve tambem deve ter uma causa, certo?

A pergunta e ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta e que nem a propria pergunta tem sentido. É como se perguntassemos: “Como e o cheiro do azul?” Azul não esta na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta e, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus e “não-causado” e “não-criado”: Ele simplesmente existe.

Como sabemos disso? Bem, sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez ja houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu e o que chamamos Deus.


Voltar à pagina principal em português

Quem criou Deus? De onde veio Deus?