orar santos Maria



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

É biblica a oração aos santos e a Maria?



Pergunta: "É biblica a oração aos santos e a Maria?"

Resposta:
A questão que envolve os catolicos orando a santos e cercada de confusão. A posição oficial da Igreja Catolica Romana e que os catolicos não orem a santos ou a Maria, mas ao inves disso, que os catolicos podem pedir AOS santos ou a Maria que orem POR eles. A posição oficial da Igreja Catolica Romana e que pedir aos santos por suas orações não e diferente do que pedir a alguem aqui na terra para orar por você. Contudo, a pratica de muitos catolicos diverge do ensinamento oficial da Igreja Catolica Romana. De fato, muitos catolicos oram diretamente a santos e/ou Maria, pedindo a eles ajuda, ao inves de pedir aos santos e/ou Maria para que intercedam junto a Deus por ajuda. Qualquer que seja o caso, se a pessoa estiver orando a um santo ou a Maria, ou se a pessoa estiver pedindo a intercessão dos santos ou de Maria junto a Deus, nenhuma destas duas praticas tem qualquer base biblica.

Em nenhum lugar a Biblia instrui os crentes em Cristo para que orem a qualquer um que não seja Deus. A Biblia, em nenhum lugar, encoraja, ou mesmo menciona crentes pedindo a qualquer um no Ceu por suas orações. Então, por que muitos catolicos oram a Maria ou a santos, ou pedem suas orações? Os catolicos vêem a Maria e aos santos como “intercessores” perante Deus. Eles crêem que um santo, que e glorificado no Ceu, tem “acesso mais direto” a Deus do que temos nos. Por este motivo, se um santo entrega uma oração a Deus, isto e mais eficaz do que se nos orarmos diretamente a Deus. Este conceito e obviamente não-biblico. Hebreus 4:16 nos diz que nos, crentes aqui na terra, podemos chegar “...com confiança ao trono da graça...”

I Timoteo 2:5 declara: “Porque ha um so Deus, e um so Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Não ha qualquer outro que possa ser mediador entre nos e Deus. Se Jesus e o ÚNICO mediador, isto indica que Maria e os santos não podem ser mediadores. Eles não podem mediar nossos pedidos de oração a Deus. Alem disso, a Biblia nos diz que o proprio Jesus Cristo esta intercedendo por nos perante o Pai: “Portanto, pode tambem salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Com o proprio Jesus intercedendo por nos, por que precisariamos de Maria ou dos santos para interceder por nos? A quem Deus ouviria mais atentamente do que a Seu Filho? Romanos 8:26-27 descreve o Santo Espirito intercedendo por nos. Com o segundo e o terceiro membros da Trindade ja intercedendo por nos perante o Pai no Ceu, que necessidade poderia haver que Maria ou os santos intercedessem por nos?

Os catolicos colocam que orar a Maria e a santos não e diferente de pedir a alguem aqui na terra que ore por você. Examinemos isto: (1) O Apostolo Paulo pede a outros cristãos que orem por ele em Efesios 6:19. Muitas Escrituras descrevem os crentes orando uns pelos outros (II Corintios 1:11; Efesios 1:16; Filipenses 1:19; II Timoteo 1:3). A Biblia em nenhum lugar menciona qualquer pessoa pedindo por alguem no Ceu para que ore por ela. A Biblia em nenhum lugar descreve qualquer pessoa no Ceu orando por quem quer que seja na terra. (2) A Biblia não da absolutamente nenhuma indicação de que Maria ou os santos possam ouvir nossas orações. Maria e os santos não são oniscientes. Mesmo glorificados no Ceu, eles são seres finitos com limitações. Como poderiam ouvir as orações de milhões de pessoas? Todas as vezes que a Biblia menciona orar ou falar com os mortos, e em um contexto de magia, bruxaria, necromancia e ocultismo – atividades que a Biblia fortemente condena (Levitico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). O unico exemplo no qual se fala com um “santo”, Samuel, em I Samuel 28:7-19, Samuel não estava exatamente feliz em ser perturbado. É evidente que orar a Maria ou a santos e completamente diferente de pedir a alguem aqui na terra para que ore por você. Uma coisa tem forte base biblica, a outra não tem qualquer base biblica.

Deus não responde orações baseado em quem esta orando. Deus responde orações baseado no que se o que pedimos esta de acordo com Sua vontade (I João 5:14-15). Não ha absolutamente qualquer base ou necessidade de orar a qualquer um que não seja somente Deus. Não ha qualquer base para que se peça àqueles que estão nos Ceus para que orem por nos. Somente Deus pode ouvir nossas orações. Somente Deus pode responder nossas orações. Ninguem no Ceu tem acesso maior ao trono de Deus do que nos mesmos, atraves da oração (Hebreus 4:16).


Voltar à pagina principal em português

É biblica a oração aos santos e a Maria?