jejum cristão



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Jejum cristão: o que diz a Biblia?



Pergunta: "Jejum cristão: o que diz a Biblia?"

Resposta:
A Escritura não ordena que os cristãos jejuem. Não e algo que Deus peça ou exija dos cristãos. Ao mesmo tempo, a Biblia apresenta o jejum como algo bom, lucrativo e esperado. O Livro de Atos registra os crentes jejuando antes de tomarem importantes decisões (Atos 13:4; 14:23). Jejum e oração freqüentemente andam juntos (Lucas 2:37; 5:33). Muito freqüentemente, o foco do jejum e a falta de comida. Mas ao inves disto, o proposito do jejum deveria ser desviar seus olhos das coisas deste mundo, e então direcionar sua mente a Deus. Jejuar e uma maneira de demonstrar a Deus e a você mesmo que você leva a serio seu relacionamento com Ele. Jejuar ajuda você a ganhar nova perspectiva e uma renovada confiança em Deus.

Apesar de o jejum nas Escrituras estar quase sempre relacionado à comida, ha outras maneiras de jejuar. Tudo que você pode abrir mão temporariamente para que melhor se concentre em Deus pode ser considerado um jejum (I Corintios 7:1-5). O jejum deve ser limitado a um determinado periodo de tempo, principalmente quando o jejum e de alimento. Longos periodos sem comer fazem mal ao corpo. O jejum não e para punir a carne, mas para que se concentre em Deus. O jejum tambem não deve ser considerado como um “metodo de dieta”. Não jejue para perder peso, mas para ter um relacionamento mais profundo com Deus. Sim, todos podem jejuar. Alguns podem não conseguir jejuar de comida (os diabeticos, por exemplo), mas todos podem, temporariamente, abrir mão de algo para se concentrar em Deus.

Desviando nossos olhos das coisas deste mundo, podemos melhor volta-los para Cristo. Jejuar não e uma maneira de conseguir de Deus o que queremos. O jejum muda a nos, não a Deus. Jejuar não e uma maneira de parecermos mais espirituais do que os outros. Jejuar e algo a ser feito em espirito de humildade e atitude alegre. Mateus 6:16-18 declara: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipocritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que ja receberam o seu galardão. Tu, porem, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que esta em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensara publicamente.”


Voltar à pagina principal em português

Jejum cristão: o que diz a Biblia?