igreja original, primeira igreja



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?



Pergunta: "Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?"

Resposta:
A capacidade de desenhar uma linha no tempo que volte ao passado ate a “primeira igreja” atraves da “sucessão apostolica” e um argumento usado por varias igrejas diferentes para afirmar que sua igreja e “a unica igreja verdadeira”. A Igreja Catolica Romana faz tal alegação. A Igreja Ortodoxa Grega faz esta alegação. Algumas denominações protestantes fazem esta alegação. Alguns dos cultos “cristãos” fazem esta alegação. Como saberemos que igreja e a correta? A resposta biblica e: isto não importa!

A primeira igreja, seu crescimento, doutrinas e praticas foram registradas para nos no Novo Testamento. Jesus, assim como Seus apostolos, previram que falsos mestres se levantariam, e sim, e visivel em algumas epistolas do Novo Testamento que estes apostolos tiveram que lutar contra falsos mestres ainda no passado. Ter um pedigree de sucessão apostolica ou ser capaz de encontrar as raizes de uma igreja no passado, na “primeira igreja”, não e algo que esteja dito em lugar algum das Escrituras como um teste para ser a verdadeira igreja. Mas as Escrituras registram repetidas comparações entre o que um falso mestre ensina e o que a primeira igreja ensinava. Se uma igreja e a “igreja verdadeira” ou não, e determinado se compararmos seus ensinamentos e praticas com os da igreja do Novo Testamento, como registrado nas Escrituras.

Por exemplo, em Atos 20:17-38, o Apostolo Paulo tem uma oportunidade de falar aos lideres da igreja na grande cidade de Éfeso uma ultima vez, face a face. Nesta passagem, ele os adverte que falsos mestres não somente surgirão entre eles, mas tambem DENTRE eles (versos 29-30). Paulo não expressa o ensino de que eles deveriam seguir a “primeira” igreja organizada como segurança para a verdade, mas ele os encomenda a segurança de “Deus e à palavra de Sua graça” (verso 32). Por esta razão, a verdade poderia ser determinada ao se depender de Deus e da “palavra de Sua graça” (ou seja, as Escrituras; veja João 10:35).

Esta confiança na Palavra de Deus, ao inves de seguir certos “fundadores” individuais, e vista mais uma vez em Galatas 1:8-9, onde Paulo afirma: “Mas, ainda que nos mesmos ou um anjo do ceu vos anuncie outro evangelho alem do que ja vos tenho anunciado, seja anatema. Assim, como ja vo-lo dissemos, agora de novo tambem vo-lo digo. Se alguem vos anunciar outro evangelho alem do que ja recebestes, seja anatema.” Por isto, a base para se diferenciar a verdade da mentira não e baseada em QUEM esta ensinando, “nos mesmos ou um anjo do ceu”, mas se e o mesmo evangelho que eles ja receberam: e este evangelho esta registrado nas Escrituras.

Outro exemplo desta confiança na Palavra de Deus e encontrado em II Pedro. Nesta epistola, o Apostolo Pedro esta em luta contra falsos mestres. Fazendo isto, Pedro começa mencionando que nos temos “mui firme palavra” para confiar, mais do que ate ouvir a voz de Deus dos ceus como aconteceu na transfiguração de Jesus (II Pedro 1:16-21). Esta “mui firme palavra” e a escrita Palavra de Deus. Pedro diz a eles novamente para serem cuidadosos “das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apostolos do Senhor e Salvador” (II Pedro 3:2). Tanto as palavras dos santos profetas quanto os mandamentos que Jesus deu aos apostolos estão registrados nas Escrituras.

Como determinamos se uma igreja esta ensinando a correta doutrina ou não? O unico padrão infalivel que temos, segundo as Escrituras, e a Biblia (Isaias 8:20; II Timoteo 3:15-17; Mateus 5:18; João 10:35; Isaias 40:8; I Pedro 2:25; Galatas 1:6-9). A tradição faz parte de qualquer igreja, mas esta tradição deve ser comparada com a Palavra de Deus, sob pena de ir contra o que e verdadeiro (Marcos 7:1-13). Mesmo sendo verdade que os cultos e às vezes as igrejas ortodoxas torçam a interpretação das Escrituras para apoiar suas praticas, as Escrituras, quando tomadas em contexto e estudadas com fe, são capazes de guiar-nos à verdade.

A “primeira igreja” e a igreja que esta registrada no Novo Testamento, especialmente no Livro de Atos e nas Epistolas de Paulo. A igreja do Novo Testamento e a “igreja original” e “a igreja verdadeira”. Podemos saber disto porque ela esta descrita, em grandes detalhes, nas Escrituras. A igreja, como registrada no Novo Testamento, e o padrão de Deus e base para Sua igreja. Sobre esta base, vamos agora examinar a alegação dos catolicos romanos de que constituem a “primeira igreja”. Em nenhum lugar do Novo Testamento encontraremos a “unica igreja verdadeira” fazendo qualquer das seguintes coisas: orando a Maria, orando aos santos, venerando Maria, submetendo-se ao papa, tendo um sacerdocio selecionado, batizando um bebê, observando as ordenanças do batismo e a Ceia do Senhor como sacramentos ou passando a autoridade apostolica a sucessores dos apostolos. Todos estes são elementos centrais da fe catolica romana. Se a maioria dos elementos centrais da Igreja Catolica Romana não são praticados pela Igreja do Novo Testamento (a primeira e unica igreja verdadeira), como então pode a Igreja Catolica Romana ser a primeira igreja? Um estudo do Novo Testamento claramente revelara que a Igreja Catolica Romana não e a mesma igreja descrita no Novo Testamento.

O Novo Testamento registra a historia da igreja desde aproximadamente 30 d.C. a aproximadamente 90 d.C. No segundo, terceiro e quarto seculos, a historia registra varias doutrinas e praticas catolicas romanas entre os cristãos primitivos. Não e logico que fosse mais provavel que os cristãos primitivos entendessem o que os apostolos queriam realmente dizer? Sim, e logico, mas ha um problema. Os cristãos do segundo, terceiro e quarto seculos não eram realmente os primeiros. Repetimos, o Novo Testamento registra a doutrina e pratica dos primeiros cristãos... e o Novo Testamento não ensina o Catolicismo Romano. Qual e a explicação para que a igreja do segundo, terceiro e quarto seculos tivesse começado a mostrar sinais do Catolicismo Romano?

A resposta e simples: a igreja do segundo, terceiro e quarto seculo (e em diante) não possuia o Novo Testamento completo. As igrejas tinham partes do Novo Testamento, mas o Novo Testamento (e a Biblia completa) não estava comumente disponivel ate depois da invenção da imprensa em 1440 d.C. A igreja primitiva fez o melhor que pode em passar adiante os ensinamentos dos apostolos atraves da tradição oral, e atraves de uma disponibilidade extremamente limitada da Palavra na forma escrita. Ao mesmo tempo, e facil ver como as falsas doutrinas puderam se infiltrar em uma igreja que tinha acesso apenas ao Livro de Galatas, por exemplo. É muito interessante observar que “A Reforma Protestante” se seguiu logo depois à invenção da imprensa e tradução da Biblia nas linguagens comuns às pessoas. Uma vez que as pessoas começaram a estudar a Biblia por si mesmas, tornou-se muito claro quão longe a Igreja Catolica Romana tinha se afastado da igreja descrita no Novo Testamento.

As Escrituras nunca mencionam “que igreja veio primeiro” como a base para determinar qual a “verdadeira” igreja. O que elas ensinam e que se deve usar as Escrituras como o fator determinante para sabermos qual igreja esta pregando a verdade e desta forma e fiel à primeira igreja. É especialmente importante comparar as Escrituras com os ensinamentos de uma igreja em termos dos assuntos centrais, como a total divindade e humanidade de Cristo, a expiação pelo pecado atraves de Seu sangue no Calvario, a salvação do pecado pela graça por meio da fe e a infalibilidade das Escrituras. A “primeira igreja” e “a igreja verdadeira” estão registradas no Novo Testamento. Esta e a igreja que todas as outras igrejas devem seguir, tentar igualar ou superar e ter como modelo.


Voltar à pagina principal em português

Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?