fé Deus ciência



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

A fe em Deus e a ciência se contradizem?



Pergunta: "A fe em Deus e a ciência se contradizem?"

Resposta:
A ciência se define como “a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explicação teorica de fenômenos”. A ciência e um metodo que a humanidade pode usar para obter uma maior compreensão do universo natural. É uma busca pelo conhecimento atraves da observação e adivinhação. Os avanços na ciência demonstram o alcance da logica e imaginações humanas. Entretanto, a crença de um cristão na ciência nunca deve ser como nossa crença em Deus. Um cristão pode ter fe em Deus e respeito pela ciência, contanto que nos lembremos do que e perfeito e do que não e.

Nossa crença em Deus e uma crença de fe. Cremos em Seu Filho para a salvação, temos fe em Sua Palavra para instrução e fe em Seu Santo Espirito para orientação. Nossa fe em Deus deve ser absoluta, pois quando colocamos nossa fe em Deus, confiamos em um Criador perfeito, onipotente e onisciente. Nossa crença na ciência deve ser intelectual, e nada mais. Podemos contar com a ciência para fazer muitas coisas importantes, mas tambem podemos ter por certo que a ciência cometera erros. Se colocarmos fe na ciência, confiamos no homem imperfeito, pecador, mortal e limitado. A ciência atraves da historia tem se equivocado a respeito de muitas coisas, como o formato da terra, vacinas, transfusões de sangue e ate mesmo reprodução. Deus jamais se equivocou.

Um cristão não deve temer a verdade, e então não ha razão para que um cristão tema ou odeie a boa ciência. Aprender mais sobre como Deus construiu nosso universo ajuda a raça humana a apreciar a maravilha da criação. Expandir nosso conhecimento nos ajuda a combater a enfermidade, a ignorância e mal entendidos. Contudo, e perigoso quando os cientistas buscam sua fe na logica humana acima da fe em nosso Criador. Estas pessoas não se diferenciam em nada de qualquer devoto de uma religião: escolheram a fe no Homem, e encontrarão fatos para defendê-la.

Ainda assim, os cientistas mais racionais, mesmo aqueles que se recusam a crer em Deus, admitem que ha um grande vazio em nosso entendimento do universo. Eles admitem que nem Deus nem a Biblia podem ser provados ou deixar de ser provados pela ciência, assim como muitas de suas teorias favoritas tambem não podem ser provadas ou deixar de ser provadas. A ciência existe para ser uma disciplina verdadeiramente neutra, que busca somente a verdade. E Deus sempre teve a intenção de que viessemos a Ele atraves da fe, e não atraves da logica.

Grande parte da ciência apoia a existência da obra de Deus. Salmos 19:1 nos diz: “Os ceus declaram a gloria de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Conforme a ciência moderna descobre mais a respeito do universo, mais evidências encontramos a respeito da Criação. A assombrosa complexidade da reprodução do DNA, as intrincadas e interconectadas leis da fisica e a absoluta harmonia das condições e quimica aqui na terra, tudo isso serve de prova à mensagem da Biblia. Um cristão deve abraçar a ciência que busca a verdade, mas rejeitar os “sacerdotes da ciência” que colocam a sabedoria humana acima de Deus.


Voltar à pagina principal em português

A fe em Deus e a ciência se contradizem?