divorciado casar-se novamente



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Biblia?



Pergunta: "Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Biblia?"

Resposta:
Freqüentemente recebemos perguntas dizendo: “Divorciei-me por esta ou aquela razão. Posso me casar novamente?” ou “Ja estou no segundo divorcio: o primeiro, por adulterio de meu esposo, e o segundo por incompatibilidade. Estou namorando um homem que esta no terceiro divorcio: o primeiro por incompatibilidade, o segundo porque ele cometeu adulterio e o terceiro por adulterio de sua esposa. Podemos nos casar?” Perguntas assim são muito dificeis de responder, pois a Biblia não vai fundo em detalhes quanto aos motivos permitirem ou não que a pessoa se case apos um divorcio.

O que sabemos com certeza e isto: Deus odeia o divorcio (Malaquias 2:16). É plano de Deus para um casal que permaneça casado enquanto os cônjuges viverem (Gênesis 2:24; Mateus 19:6). A unica permissão especifica para um segundo casamento apos um divorcio e no caso de adulterio (Mateus 19:9) – mas mesmo assim, isto e debatido entre os cristãos. Outra possibilidade e quando um cônjuge não cristão deixa seu cônjuge cristão (I Corintios 7:12-15). Mas esta passagem não se dirige especificamente ao segundo casamento, mas apenas a continuar casado. A mim tambem parece que abuso fisico, sexual, ou severo abuso emocional seriam motivos suficientes para o divorcio, e possivelmente um segundo casamento. Mas a Biblia, entretanto, não traz este ensino, especificamente.

Dentro deste assunto, duas coisas sabemos com certeza: (1) Sim, Deus odeia o divorcio (Malaquias 2:16). (2) Deus e misericordioso e perdoador. Cada divorcio e resultado de pecado, tanto da parte de um cônjuge ou dos dois. Deus perdoa o divorcio? Claro que sim! O divorcio não e menos perdoavel do que qualquer outro pecado. O perdão de todos os pecados esta disponivel atraves da fe em Jesus Cristo (Mateus 26:28; Efesios 1:7). Se Deus perdoa o pecado do divorcio, isto então significa que você esta livre para se casar novamente? Não necessariamente. Às vezes Deus chama as pessoas para que continuem solteiras (I Corintios 7:7-8). Estar solteiro e algo que não deve ser visto como uma maldição ou punição, mas ao inves disso, como uma oportunidade de servir a Deus de forma mais comprometida e incondicional (I Corintios 7:32-36). Mas a Palavra de Deus nos diz que e melhor casar do que abrasar-se (I Corintios 7:9). Talvez isto se aplique, às vezes, a um segundo casamento apos o divorcio.

Então, você pode ou deve se casar novamente? Não posso responder a esta pergunta. Afinal, isto e entre você, seu cônjuge em potencial, e principalmente, Deus. O unico conselho que posso dar e que você ore a Deus pedindo sabedoria a respeito do que Ele quer que você faça (Tiago 1:5). Ore com a mente aberta, e verdadeiramente peça ao Senhor que coloque Seu desejo em seu coração (Salmos 37:4). Busque a vontade de Deus (Proverbios 3:5-6) e siga Sua orientação. Este e o melhor conselho que posso dar.


Voltar à pagina principal em português

Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Biblia?