diferenças católicos protestantes



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Qual a diferença entre catolicos e protestantes?



Pergunta: "Qual a diferença entre catolicos e protestantes?"

Resposta:
Ha varias diferenças importantes entre catolicos e protestantes. Apesar das tentativas, atraves dos ultimos anos, de se achar coisas em comum entre os dois grupos, o fato e que as diferenças continuam existindo, e elas são tão importantes hoje como foram no começo da Reforma Protestante. Segue-se um rapido resumo de algumas das mais importantes diferenças:

Uma das primeiras grandes diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo e a questão da suficiência e autoridade das Escrituras. Os protestantes crêem que somente a Biblia e a unica fonte da revelação especial de Deus à humanidade, e como tal ela ensina a nos tudo o que e necessario para nossa salvação do pecado. Os protestantes vêem a Biblia como o padrão pelo qual todo o comportamento cristão devera ser medido. Comumente se refere a esta crença como Sola Scriptura e e uma das “Cinco Solas” (sola e a palavra latina para “unica”) que veio da Reforma Protestante como resumo de algumas diferenças importantes entre os catolicos e protestantes.

Apesar de haver muitos versos na Biblia que estabelecem sua autoridade e sua suficiência em todas as questões de fe e pratica, um dos mais claros e II Timoteo 3:16-17, onde vemos que “Toda a Escritura e divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruido para toda a boa obra.” Os catolicos, por outro lado, rejeitam a doutrina da Sola Scriptura e não crêem que somente a Biblia seja suficiente. Eles crêem que tanto a Biblia quanto a sagrada tradição catolica romana igualmente se combinam no Cristianismo. Muitas doutrinas catolicas romanas, tais como a do purgatorio, orações aos santos, adoração ou veneração a Maria, etc, têm pouca ou nenhuma base nas Escrituras, mas são baseadas apenas nas tradições da Igreja Catolica Romana. Essencialmente, a posição da Igreja Catolica Romana de negar a Sola Scriptura e sua insistência em que tanto a Biblia quanto suas “Tradições Sagradas” se equivalem em autoridade enfraquece a suficiência, autoridade e integridade da Biblia. A visão que se tem das Escrituras esta na raiz de muitas, se não todas, as diferenças entre catolicos e protestantes.

Outra grande diferença entre Catolicismo e Protestantismo e a que diz respeito à posição e autoridade do papa. De acordo com o Catolicismo, o papa e o “vicario de Cristo” (vicario significa substituto), e toma o lugar de Jesus como o lider visivel da Igreja. Como tal ele tem a capacidade de falar ex cathedra (com autoridade em assuntos de fe e pratica), e quando ele o faz, seus ensinamentos são considerados como não passiveis de erro, devendo ser obedecidos por todos os cristãos. Por outro lado, os protestantes crêem que nenhum ser humano esta livre de erros e que somente Cristo e o lider da igreja. Os catolicos confiam na sucessão apostolica como uma forma de tentar estabelecer a autoridade do papa. Mas os protestantes crêem que a autoridade da igreja não vem da sucessão apostolica, mas sim da Palavra de Deus. O poder espiritual e a autoridade não estão nas mãos de simples homens, mas na propria Palavra de Deus registrada nas Escrituras. Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Catolica pode, de forma apropriada e correta, interpretar a Biblia, os protestantes crêem que a Biblia ensina que Deus enviou o Santo Espirito para habitar todos os cristãos renascidos, dando a eles capacidade para que compreendam a mensagem da Biblia.

Isto pode ser claramente visto em passagens como João 14:16-17: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dara outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espirito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vos o conheceis, porque habita convosco, e estara em vos.” (Veja tambem João 14:26 e I João 2:27). Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Catolica Romana tem a autoridade e poder de interpretar a Biblia, o Protestantismo reconhece a doutrina biblica do sacerdocio de todos os crentes, e que cristãos individuais podem confiar no Espirito Santo para que os guie em ler e interpretar a Biblia por si mesmos.

A terceira maior diferença entre o Catolicismo e Protestantismo e como a pessoa e salva. Outra das “cinco solas” da reforma era a Sola Fide (somente pela fe), que afirma a doutrina biblica da justificação somente pela graça, atraves somente da fe, por causa somente de Cristo (Efesios 2:8-10). Contudo, de acordo com o Catolicismo Romano, o homem não pode ser salvo somente pela fe, somente em Cristo. Eles ensinam que o Cristianismo deve confiar na fe mais “obras de merito” para salvação. Os Sete Sacramentos são essenciais à doutrina Romana Catolica de salvação, que são: Batismo, Crisma, A Eucaristia, Penitência, Extrema-unção, Ordem e Matrimônio. Os protestantes crêem que baseados na fe apenas em Cristo, os crentes são justificados por Deus, quando todos os seus pecados são pagos por Cristo na cruz e Sua justiça e a eles imputada. Os catolicos, por outro lado, crêem que a justiça de Cristo e concedida ao crente pela “graça atraves da fe”, mas em si mesma não e suficiente para justificar o crente. O crente deve “suplementar” a justiça de Cristo a ele concedida com obras meritorias.

Catolicos e protestantes tambem discordam no que significa ser justificado perante Deus. Para os catolicos, a justificação envolve que se seja feito justo e santo. Eles crêem que a fe em Cristo e apenas o inicio da salvação, e que a pessoa deve fazer que isto cresça com boas obras, pois “o homem deve fazer por merecer a graça de Deus da justificação e eterna salvação”. Logicamente que esta visão de justificação contradiz o claro ensinamento das Escrituras em passagens como Romanos 4:1-12; Tito 3:3-7, assim como muitas outras. Por outro lado, os protestantes fazem distinção entre o ato unico de justificação (quando somos declarados justos e santos por Deus com base em nossa fe na expiação de Cristo na cruz), e santificação (o processo continuo de ser justificado que continua atraves de nossas vidas na terra). Apesar de os protestantes reconhecerem que as obras são importantes, eles crêem que estas são o resultado ou fruto da salvação, mas nunca o meio para ela. Os catolicos misturam justificação e santificação em um processo continuo, que leva à confusão sobre como se e salvo.

A quarta grande diferença entre catolicos e protestantes tem a ver com o que acontece apos a morte do homem. Enquanto ambos crêem que os incredulos passarão a eternidade no inferno, ha diferenças significantes e importantes no que diz respeito ao que acontece aos crentes. Por causa de suas tradições da igreja e sua confiança em livros não-canônicos, os catolicos desenvolveram a doutrina do purgatorio. O purgatorio, de acordo com a Enciclopedia Catolica, e um “lugar ou condição de punição temporal para aqueles que, deixando esta vida na graça de Deus, não estão totalmente livres de faltas menores, ainda não pagaram totalmente a reparação devida por suas transgressões”. Por outro lado, os protestantes crêem que por sermos justificados por Cristo apenas, e que a justiça de Cristo e a nos imputada, quando morremos, iremos direto para o ceu para estarmos na presença do Senhor (II Corintios 5:6-10 e Filipenses 1:23).

Ainda mais perturbadora do que a doutrina catolica do purgatorio e o fato de que eles crêem que o homem deve ou mesmo pode pagar ou compensar por seu proprio pecado. Isto, juntamente com a concepção errônea de que a Biblia ensina sobre como o homem e justificado perante Deus, resulta em uma baixa visão da suficiência e eficiência da expiação de Cristo na cruz. Colocando de forma simples, o ponto de vista sobre a salvação da Igreja Catolica Romana implica que a expiação de Cristo na cruz não foi pagamento suficiente pelos pecados daqueles que Nele crêem, e que ate mesmo um crente deve expiar ou pagar por seus proprios pecados, tanto atraves de atos de penitência como passando tempo no purgatorio. Mas a Biblia ensina repetidas vezes que somente a morte de Cristo pode satisfazer ou aplacar a ira de Deus contra os pecadores (Romanos 3:25; Hebreus 2:17; I João 2:2; I João 4:10). Nossas obras de justiça nada podem acrescentar ao que Cristo ja realizou.

Apesar de haver muitas outras diferenças entre o que os catolicos e protestantes crêem, estas quatro diferenças devem servir para estabelecer que ha serias diferenças entre os dois. Da mesma forma como os Judeus que disseram que os cristãos gentios deveriam obedecer à lei do Velho Testamento para serem salvos, sobre os quais Paulo escreveu em Galatas, os catolicos, fazendo as obras necessarias para que sejam justificados por Deus, terminam tendo um evangelho totalmente diferente. As diferenças entre os catolicos e os evangelicos protestantes são importantes e significativas.

Oramos para que Deus abra os olhos de qualquer pessoa que esteja lendo este artigo, e que esteja colocando sua fe ou confiança nos ensinamentos da Igreja Catolica. Esperamos que todas as pessoas compreendam e creiam que suas “obras de justiça” não são capazes de os justificar, ou santificar (Isaias 64:6). Oramos para que todos, ao contrario, coloquem sua fe somente no fato de que “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que ha em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fe no seu sangue.” (Romanos 3:24-25a). Deus nos salva “Não pelas obras de justiça que houvessemos feito, mas segundo a sua misericordia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espirito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nos por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (Tito 3:5-7).


Voltar à pagina principal em português

Qual a diferença entre catolicos e protestantes?