depressão cristão



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que a Biblia diz sobre a depressão? Como um cristão pode superar a depressão?



Pergunta: "O que a Biblia diz sobre a depressão? Como um cristão pode superar a depressão?"

Resposta:
A depressão e uma condição amplamente disseminada, afetando milhões de pessoas, cristãs e não-cristãs da mesma forma. Aqueles que sofrem de depressão podem experimentar sentimentos intensos de tristeza, raiva, falta de esperanças, fadiga e uma serie de outros sintomas. Elas podem passar a se sentir inuteis e ate mesmo suicidas, perdendo o interesse nas coisas e nas pessoas com quem antes se alegravam. A depressão e freqüentemente desencadeada por circunstâncias de vida, como a perda de um emprego, a morte de um ente querido, ou divorcio, ou problemas psicologicos como a baixa auto-estima ou aqueles causados por abuso.

A Biblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor (Filipenses 4:4; Romanos 15:11), então Deus aparentemente quer que todos nos vivamos vidas alegres. Isso não e facil para alguem sofrendo de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado atraves dos dons de Deus de oração, estudo e aplicação da Biblia, grupos de apoio, grupos domesticos, comunhão entre os crentes, confissão, perdão e aconselhamento. Nos devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nos mesmos, e ao inves disso colocarmos nossos esforços para fora. Sentimentos de depressão freqüentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si proprio e o põe em Cristo e nos outros.

A depressão clinica e uma condição fisica que deve ser diagnosticada por um medico. Ela não e causada por circunstâncias desafortunadas da vida, e os sintomas não podem ser aliviados pela vontade propria. Ao contrario do que alguns da comunidade cristã acreditam, a depressão clinica nem sempre e causada pelo pecado. A depressão pode às vezes ser um disturbio que precisa ser tratado com medicação e/ou aconselhamento. É claro, Deus e capaz de curar qualquer doença ou disturbio. No entanto, em alguns casos, ver um medico por causa de depressão não e diferente de ver um medico por causa de um machucado.

Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutavel. Nos devemos manter forte a fe em Deus, e nos chegarmos ainda mais a Ele quando sofremos provas e tentações. A Biblia nos diz que Deus jamais ira deixar que tentações que nos não somos capazes de suportar entrem em nossas vidas (1 Corintios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda e responsavel pela forma como responde à aflição, incluindo a busca por ajuda profissional de que ela precisa. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrificio de louvor, que e o fruto de labios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).


Voltar à pagina principal em português

O que a Biblia diz sobre a depressão? Como um cristão pode superar a depressão?