cristãos ir a médicos



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Os cristãos devem ir ao medico?



Pergunta: "Os cristãos devem ir ao medico?"

Resposta:
Medicos são mencionados cerca de uma duzia de vezes nas Escrituras. O unico versiculo que poderia ser tirado do contexto para ensinar que alguem não deve ir a medicos e 2 Crônicas 16:12. “No trigesimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pes; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos medicos” (2 Crônicas 16:12). Mas este caso particular envolvia toda a vida de Asa nos seus ultimos anos (por ter se voltado contra Deus em um momento anterior da sua vida).

Ha varios versiculos que falam de usar “tratamentos medicos” como a aplicação de ataduras (Isaias 1:6), oleo (Tiago 5:14), oleo e vinho (Lucas 10:34), folhas (Ezequiel 47:12), beber um pouco de vinho (1 Timoteo 5:23), e balsamos – particularmente o “balsamo de Gileade” (Jeremias 8:22). Tambem Lucas, autor dos Atos e do Evangelho de Lucas, e referido por Paulo como “medico amado” (Colossenses 4:14).

Marcos 5:25-30 relata a historia de uma mulher que tinha problemas com um sangramento continuo; um problema que os medicos não puderam curar apesar de ela ter visitado diversos deles e gasto todo o seu dinheiro neles. Vindo a Jesus, ela pensou consigo mesma que se ela tocasse as Suas vestes, ela seria curada, e ela o foi.

Jesus, ao responder aos fariseus por que ele passava o tempo com pecadores, disse “Os sãos não precisam de medico, e sim os doentes” (Mateus 9:12). Dos versiculos acima e possivel extrair os seguintes principios:

1) Medicos não são Deus e não devem ser vistos como tal. Eles podem ajudar em alguns casos; mas havera situações em que tudo o que eles irão fazer sera a cobrança de dinheiro.

2) Procurar medicos e usar remedios “do mundo” não são praticas condenadas nas Escrituras e parecem ter sido usadas segundo a Escritura.

3) A intervenção de Deus em qualquer dificuldade fisica deve ser buscada (Tiago 4:2; 5:13). Ele não promete que ira nos atender da forma como nos sempre queremos (Isaias 55:8-9), mas nos temos a segurança de que tudo o que Ele faz e em amor e para o nosso bem (Salmos 145:8-9).

Então, cristãos devem ir ao medico? Deus nos criou como seres inteligentes e nos deu a habilidade de criar remedios e aprender a consertar nossos corpos. Não ha nada de errado em aplicar este conhecimento e habilidade para a cura fisica. Os medicos podem ser vistos como presentes de Deus para nos... um meio pelo qual Deus nos traz cura e recuperação. Ao mesmo tempo, a nossa fe e confiança devem estar em Deus, não nos medicos ou na medicina. Assim como para todas as decisões dificeis que nos temos que encarar na vida, Deus promete nos dar sabedoria quando a pedimos (Tiago 1:5).


Voltar à pagina principal em português

Os cristãos devem ir ao medico?