católicas crenças bíblicas



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

São biblicas as crenças e praticas catolicas?



Pergunta: "São biblicas as crenças e praticas catolicas?"

Resposta:
A questão que diz respeito a qualquer igreja e suas praticas deve ser: “São biblicas?” Se um ensinamento for biblico (tomado em seu contexto), devera ser abraçado. Se não for, devera ser rejeitado. Deus esta mais interessado em se uma igreja esta fazendo Sua vontade e obedecendo Sua Palavra do que se ela pode traçar uma linha de sucessão que retroceda aos apostolos de Jesus. Jesus estava muito preocupado com o abandono da Palavra de Deus para seguir as tradições humanas (Marcos 7:7). As tradições não são por natureza invalidas... ha algumas tradições boas e de valor. Mais uma vez, a questão deve ser se uma doutrina, pratica ou tradição e biblica. Então, como a Igreja Catolica Romana se compara com os ensinamentos da Palavra de Deus?

Salvação: A Igreja Catolica Romana ensina que a salvação e pela regeneração batismal e e mantida atraves dos sacramentos catolicos, a não ser que um ato voluntario de pecado seja cometido, ato que quebre o estado de graça santificadora. A Biblia ensina que nos somos salvos pela graça que e recebida atraves da simples fe (Efesios 2:8-9), e que boas obras são o resultado de uma transformação que o coração elaborou na salvação (Efesios 2:10; II Corintios 5:17) e o fruto desta nova vida em Cristo (João 15).

Garantia da salvação: A Igreja Catolica Romana ensina que a salvação não pode ser garantida ou assegurada. I João 5:13 declara que a carta de I João foi escrita com o proposito de assegurar aos crentes da CERTEZA de sua salvação.

Boas Obras: A Igreja Catolica Romana diz que os cristãos são salvos por obras exemplares (começando pelo batismo) e que a salvação e mantida pelas boas obras (recebendo os sacramentos, a confissão de pecados a um padre, etc.). A Biblia declara que os cristãos são salvos pela graça atraves da fe, algo totalmente separado das obras (Tito 3:5; Efesios 2:8-9; Galatas 3:10-11; Romanos 3:19-24).

Batismo: No Novo Testamento o batismo e SEMPRE praticado APOS a fe salvadora em Cristo. O batismo não e o meio para a salvação; e a fe no Evangelho que salva (I Corintios 1:14-18; Romanos 10:13-17). A Igreja Catolica Romana ensina a regeneração batismal dos bebês, uma pratica jamais encontrada na Escritura. A unica indicação possivel do batismo de bebês na Biblia que a Igreja Catolica Romana pode apontar e que toda a familia do carcereiro foi batizada em Atos 16:33. Contudo, o contexto, em lugar algum, menciona bebês. Atos 16:31 declara que a salvação e pela fe. Paulo falou a todos da casa no verso 32, e todos na casa creram (verso 34). Esta passagem apenas da apoio ao batismo daqueles que ja creram, não de bebês.

Oração: A igreja Catolica Romana ensina que os catolicos não orem somente a Deus, mas que tambem façam petições a Maria e aos santos por suas orações. Contrariamente a isto, as Escrituras nos ensinam a orar somente a Deus (Mateus 6:9; Lucas 18:1-7).

Sacerdocio: A Igreja Catolica Romana ensina que ha distinção entre o clerigo e as “pessoas comuns”, enquanto o Novo Testamento ensina o sacerdocio de todos os crentes (I Pedro 2:9).

Sacramentos: A Igreja Catolica Romana ensina que um crente recebe a graça ao receber os sacramentos. Tal ensinamento não e encontrado, em parte alguma, nas Escrituras.

Confissão: A Igreja Catolica Romana ensina que a não ser que um crente seja impedido, a unica maneira de receber perdão de pecados e confessando os pecados a um padre. Contrariamente a isto, as escrituras ensinam que a confissão de pecados deve ser feita a Deus (I João 1:9).

Maria: A Igreja Catolica Romana ensina, entre outras coisas, que Maria e a Rainha dos Ceus, a virgem perpetua e co-redentora, que ascendeu aos ceus. Nas Escrituras, ela e retratada como uma obediente e confiante serva de Deus, que se tornou a mãe de Jesus. Nenhum dos outros atributos mencionados pela Igreja Catolica Romana tem qualquer base na Biblia. A ideia de que Maria foi co-redentora e outra mediadora entre Deus e o homem não esta apenas fora da Biblia (encontrada fora das Escrituras), mas e tambem não-biblica (contraria às Escrituras). Atos 4:12 declara que Jesus e o unico redentor. I Timoteo 2:5 proclama que Jesus e o unico mediador entre Deus e os homens.

Muitos outros exemplos poderiam ser dados. Apenas estes casos claramente identificam a Igreja Catolica como sendo não-biblica. Toda denominação cristã tem tradições e praticas que não estão explicitamente baseadas nas Escrituras. É por isto que as Escrituras devem ser o padrão da fe e pratica cristãs. A Palavra de Deus e sempre verdadeira e de confiança. O mesmo não pode ser dito da tradição da igreja. Nosso guia deve ser: “O que dizem as Escrituras?” (Romanos 4:3; Galatas 4:30; Atos 17:10). II Timoteo 3:16-17 declara: “Toda a Escritura e divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruido para toda a boa obra.”


Voltar à pagina principal em português

São biblicas as crenças e praticas catolicas?