batismo Espírito Santo



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que e o batismo do Espirito Santo?



Pergunta: "O que e o batismo do Espirito Santo?"

Resposta:
Podemos definir o Batismo do Espirito Santo como a obra atraves da qual o Espirito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação. I Corintios 12:12-13 e Romanos 6:1-4 são as passagens centrais na Biblia onde encontramos esta doutrina. I Corintios 12:13 declara: “Pois todos nos fomos batizados em um Espirito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espirito.” Romanos 6:1-4 declara: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nos, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela gloria do Pai, assim andemos nos tambem em novidade de vida.” Apesar de Romanos 6 não mencionar especificamente o Espirito de Deus, descreve a posição dos crentes perante Deus e I Corintios 12 nos diz como isto acontece.

É necessario que observemos três fatos que ajudam a solidificar nossa compreensão do Batismo do Espirito. Primeiramente, I Corintios 12:13 afirma claramente que todos fomos batizados no momento em que bebemos (recebemos o Espirito para habitar em nos). Em segundo lugar, em nenhum lugar das Escrituras ela exorta que os crentes sejam batizados com/ no/ pelo Espirito. Isto indica que todos os crentes ja experimentaram este ministerio. Por ultimo, Efesios 4:5 parece se referir ao batismo do Espirito. Se este e mesmo o caso, o batismo do Espirito ja e a realidade de cada crente, assim como o são “uma fe” e “um Pai”.

Concluindo, o batismo do Espirito Santo faz duas coisas: (1) nos une ao Corpo de Cristo, e (2) valida nossa co-crucificação com Cristo. Sermos parte de Seu corpo significa que somos levantados com Ele para novidade de vida (Romanos 6:4). Devemos então exercitar nossos dons espirituais a fim de mantermos este corpo funcionando adequadamente como afirma o contexto de I Corintios 12:13. Experimentar o batismo de um Espirito funciona como base para mantermos a unidade da igreja, como no contexto de Efesios 4:5. Sermos associados com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição atraves do batismo do Espirito estabelece a base para a conquista da nossa separação do poder do pecado que esta dentro de nos e nossa caminhada em novidade de vida (Romanos 6:1-10, Colossenses 2:12).


Voltar à pagina principal em português

O que e o batismo do Espirito Santo?