apócrifos, deuterocanônicos



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que são os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos? Os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos pertencem à Biblia?



Pergunta: "O que são os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos? Os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos pertencem à Biblia?"

Resposta:
As Biblias catolicas romanas têm varios livros a mais no Novo Testamento em relação às Biblias protestantes. Estes livros são conhecidos como Apocrifos ou Deuterocanônicos. A palavra “apocrifo” significa “oculto”, enquanto a palavra “deuterocanônico” significa “segundo cânone”. Os Apocrifos ou Deuterocanônicos foram escritos principalmente no tempo entre o Velho e Novo Testamento. Os livros se chamam: I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiastico, Baruc, a Carta de Jeremias, Oração de Manasseh, I Macabeus, II Macabeus, e adições aos livros biblicos de Ester e Daniel.

A nação de Israel tratou os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos com respeito, mas nunca os aceitou como livros verdadeiros da Biblia Hebraica. A igreja cristã primitiva debateu o status dos Apocrifos ou Deuterocanônicos, mas poucos cristãos primitivos acreditaram que eles pertencessem ao cânon da Escritura. O Novo Testamento repete partes do Velho Testamento centenas de vezes, mas nenhum lugar repete ou faz referência a qualquer dos livros Apocrifos ou Deuterocanônicos. Alem disso, ha muitos erros comprovados e contradições nos Apocrifos ou Deuterocanônicos.

Os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos ensinam muitas coisas que não são verdadeiras e tampouco historicamente precisas. Apesar de muitos catolicos terem aceitado os Apocrifos ou Deuterocanônicos anteriormente, a Igreja Catolica Romana adicionou os Apocrifos ou Deuterocanônicos, oficialmente, a sua Biblia no Concilio de Trento, na metade do ano 1500 d.C., primariamente em resposta à Reforma Protestante. Os Apocrifos ou Deuterocanônicos apoiam algumas das coisas que a Igreja Catolica Romana crê e pratica, coisas que não estão em concordância com a Biblia. Exemplos são: a oração pelos mortos, petições aos “santos” nos Ceus por suas orações, adoração a anjos e “doações de caridade” como expiação pelos pecados. Algumas coisas ditas pelos Apocrifos ou Deuterocanônicos são verdadeiras e corretas. Contudo, por causa de erros historicos e teologicos, os livros devem ser vistos como documentos religiosos e historicos falhos, não como a Palavra de Deus inspirada e cheia de autoridade.


Voltar à pagina principal em português

O que são os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos? Os livros Apocrifos ou Deuterocanônicos pertencem à Biblia?