adoração santos Maria



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

É a adoração a santos e a Maria biblica?



Pergunta: "É a adoração a santos e a Maria biblica?"

Resposta:
A Biblia e absolutamente clara ao dizer que devemos adorar somente a Deus. As unicas ocorrências na Biblia de alguem, alem de Deus, recebendo adoração, são em relação a falsos deuses, que são Satanas e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam adoração a eles dirigida. Pedro e os apostolos se recusaram a ser adorados (Atos 10:25-26; 14:13-14). Os santos anjos se recusaram a ser adorados (Apocalipse 19:10; 22-9). A resposta e sempre a mesma: “Adora a Deus!”

Os catolicos romanos tentam “fazer vista grossa” a estes claros principios escriturais dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas que, ao inves, somente “veneram” Maria e os santos. Usar uma palavra diferente não muda a essência do que esta sendo feito. Uma definição de “venerar” e “olhar com respeito e reverência”. Em nenhum lugar da Biblia a nos e dito para que reverenciemos qualquer um que não seja Deus, e apenas Deus. Não ha nada de errado em respeitar estes cristãos cheios de fe que nos antecederam (veja Hebreus capitulo 11). Não ha nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Biblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1:28). Ao mesmo tempo, não ha qualquer instrução na Biblia para que reverenciemos aqueles que ja foram para o Ceu. Devemos sim seguir o exemplo que deram, mas não adora-los, reverencia-los ou venera-los, não isso!

Quando forçados a admitir o que eles fazem, ou seja, adorar Maria, os catolicos dizem que eles adoram a Deus atraves dela, louvando a maravilhosa criação que Deus fez. Maria, em suas mentes, e a mais bela e maravilhosa criação de Deus, e louvando-a, eles estão louvando seu Criador. Para os catolicos, isto e o mesmo que elogiar um artista por meio do elogio a sua escultura ou pintura. O problema com isto e que Deus explicitamente ordena contra a adoração a Ele atraves das coisas criadas. Não devemos nos curvar e adorar qualquer semelhança do que ha em cima nos ceus nem embaixo na terra (Êxodo 20:4-5). Romanos 1:25 não poderia ser mais claro: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que e bendito eternamente. Amem.” Sim, Deus criou coisas maravilhosas e surpreendentes. Sim, Maria era mulher piedosa, que e digna de nosso respeito. Não, absolutamente não devemos adorar a Deus de forma “indireta” ao louvarmos outras coisas (ou pessoas) que Ele criou. Fazê-lo e obvia idolatria.

A maioria dos catolicos “venera” Maria e os santos orando a eles. Como demonstra o artigo seguinte, a oração a qualquer um que não seja apenas Deus e antibiblico - orar a santos e Maria. Se Maria e/ou os santos recebem orações, ou petições, isto e pratica não-biblica. A oração e um ato de adoração. Quando oramos a Deus, estamos admitindo que precisamos de Sua ajuda. Direcionar nossas orações a qualquer um que não seja Deus e roubar de Deus a gloria que e somente Sua.

Outra forma que os catolicos têm de “venerar” Maria e os santos e criando estatuas e imagens deles. Muitos catolicos usam imagens de Maria e/ou dos santos como “amuletos de boa sorte”. Qualquer leitura superficial da Biblia ira revelar que esta pratica e evidente idolatria (Êxodo 20:4-6; I Corintios 12:12; I João 5:21). Rezar passando os dedos nas contas do rosario e idolatria. Acender velas perante uma estatua ou retrato de santos e idolatria. Enterrar uma estatua de Jose na esperança de vender sua casa (e outras incontaveis praticas catolicas) e idolatria.

A terminologia não e a questão. Se a pratica e descrita como “adoração” ou “veneração”, ou qualquer outro termo, o problema e o mesmo. A qualquer momento que creditarmos algo que pertence a Deus a qualquer outro alguem, isto e idolatria. A Biblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus, Gloria, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus e digno de “...receber gloria, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus e digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).


Voltar à pagina principal em português

É a adoração a santos e a Maria biblica?