Jesus orando a Deus



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Se Jesus era Deus, como e que Ele podia orar a Deus? Jesus estava orando a Si mesmo?



Pergunta: "Se Jesus era Deus, como e que Ele podia orar a Deus? Jesus estava orando a Si mesmo?"

Resposta:
Para entender Jesus como Deus na terra orando ao Seu Pai que era Deus no ceu, precisamos entender que o Pai eterno e o Filho eterno tinham um relacionamento eterno antes de Jesus tornar-se humano. Por favor leia João 5:19-27, especialmente 5:23, onde Jesus ensina que o Pai enviou o Filho (leia tambem João 15:10). Jesus não se tornou o Filho de Deus quando nasceu em Belem muitos anos atras. Ele sempre tem sido o Filho de Deus desde a eternidade passada, ainda e, e sempre sera.

Isaias 9:6 nos diz que “um menino nos nasceu, um filho se nos deu”. Jesus (juntamente com o Espirito Santo) sempre fez parte do relacionamento triuno. A trindade sempre existiu: Deus Pai, Deus Filho e o Espirito de Deus. Não três Deuses, mas um Deus que existe em três pessoas distintas. Jesus ensinou que Ele e o Seu Pai são um (João 10:30). Jesus quis dizer que Ele e Seu Pai, e o Espirito Santo tambem, eram da mesma substância, da mesma essência, o mesmo Deus ou divindade. Três pessoas semelhantes e distintas que existem como Deus. Esses três tinham e continuam a ter um relacionamento eterno.

O que aconteceu quando Jesus, o eterno Filho de Deus, passou a ser um homem perfeito, Ele tambem passou a ser um servo, deixando de lado Sua gloria celestial (leia Filipenses 2:5-11). Como o Deus-homem, Ele teve que aprender obediência (Hebreus 5:8) ao Pai ao ser tentato por Satanas, falsamente acusado pelos homens, rejeitado por Seu povo e eventualmente crucificado. Sua oração ao Pai Celestial era para pedir por poder (João 11:41-42) e sabedoria (Marcos 1:35; 6:46). Sua oração mostrou Sua dependência no Pai em Sua humanidade para poder cumprir o plano de redenção de Deus Pai (note a oração de Cristo como o grande sacerdote em João 17); e então completamente se submeter à vontade do Pai no Jardim para enfrentar a cruz e pagar pela penalidade (a morte) por termos quebrado a lei de Deus (Mateus 26:31-46). Como se sabe, Ele ressuscitou dos mortos corporalmente, ganhando por nos perdão e vida eterna que podemos ter agora mesmo se nos O aceitarmos como nosso Salvador pessoal.

Não ha problema nenhum com o Deus Filho orando ou falando com o Deus Pai. Como mencionado anteriormente, eles tinham um relacionamento eterno antes de Cristo se tornar humano. Em Sua humanidade, esse relacionamento foi descrito nos Evangelhos para que possamos ver como o Filho de Deus em Sua humanidade realizou a vontade de Seu Pai para que redenção fosse alcançada para todos (João 6:38). A continua submissão de Cristo ao Seu Pai Celestial foi fortificada e focalizada atraves de sua vida de oração. O exemplo de Cristo na area de oração nos foi deixado para que sigamos Seu modelo.

Jesus Cristo não foi menos Deus na terra quando orava a Deus Pai no Ceu. Ele estava descrevendo como ate em humanidade perfeita e necessario ter uma vida de oração vigorosa para cumprir a vontade de Seu Pai. Quando Jesus orou ao Pai, Ele estava fazendo uma demonstração do relacionamento dentro da Trindade, com o Pai, como um exemplo para nos, que precisamos depender de Deus, atraves de oração, para obter a força e sabedoria das quais precisamos. Se Cristo, como Deus-homem, precisava ter uma vigorosa vida de oração, quanto mais o seguidor de Cristo hoje!


Voltar à pagina principal em português

Se Jesus era Deus, como e que Ele podia orar a Deus? Jesus estava orando a Si mesmo?