Jesus irmãos irmãs



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

Jesus teve irmãos e irmãs?



Pergunta: "Jesus teve irmãos e irmãs?"

Resposta:
Os irmãos de Jesus são mencionados em varios versiculos da Biblia. Mateus 12:46, Lucas 8:19 e Marcos 3:31 dizem que a mãe de Jesus e seus irmãos vieram vê-lO. A Biblia nos diz que Jesus tinha quatro irmãos: Tiago, Jose, Simão e Judas (Mateus 13:55). A Biblia tambem nos diz que Jesus tinha irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade (Mateus 13:56). Em João 7:1-10, Seus irmãos vão para a festa, enquanto Jesus não os seguiu. Atos 1:14 descreve Seus irmãos e mãe orando com os discipulos. Depois, Galatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus. A conclusão mais natural dessas passagens e interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguineos.

Alguns Catolicos Romanos acreditam que esses “irmãos” eram na verdade primos de Jesus. No entanto, em cada exemplo, a palavra grega especifica para “irmão” e usada. Enquanto que a palavra pode se referir a outros parentes, o seu significado normal e natural e irmão fisico. Havia uma palavra grega para primo, mas ela nunca foi usada. Alem disso, se eles fossem primos de Jesus, por que eles estariam tão frequentemente com Maria, a mãe de Jesus? Não ha nada no contexto de Sua mãe e irmãos vindo visita-lO que daria qualquer impressão de que eles não fossem os Seus meio-irmãos, de forma literal e do mesmo sangue.

Um segundo argumento da igreja Catolica Romana e que os irmãos e irmãs de Jesus eram filhos de Jose de um casamento anterior, antes de casar-se com Maria. Uma teoria de que Jose era significantemente mais velho que Maria, foi casado anteriormente, teve varios filhos, e ficou viuvo antes de se casar com Maria, e inventada. O problema com essa teoria e que a Biblia não da nenhuma impressão de que Jose foi casado anteriormente, ou que teve filhos, antes de casar-se com Maria. Se Jose tinha pelo menos seis filhos antes de se casar com Maria, por que eles não são mencionados na sua viagem com Maria a Belem (Lucas 2:4-7), ou na sua viagem ao Egito (Mateus 2:13-15), ou na sua viagem de volta para Nazare (Mateus 2:20-23)?

A Biblia não nos da nenhum motivo para acreditarmos que esses irmãos e irmãs não fossem verdadeiros filhos de Jose e Maria. Aqueles que se opõem à ideia de que Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs fazem isso, não por sua leitura da Biblia, mas por um conceito pre-concebido da virgindade perpetua de Maria, que e si mesmo uma crença completamente contraria ao que a Biblia ensina: "Contudo, não a conheceu, ENQUANTO ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" (Mateus 1:25). Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs, que eram filhos de Jose e Maria. Esse e o ensinamento claro e sem ambiguidade da Palavra de Deus.


Voltar à pagina principal em português

Jesus teve irmãos e irmãs?