Dez Mandamentos



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que são os Dez Mandamentos?



Pergunta: "O que são os Dez Mandamentos?"

Resposta:
Os Dez Mandamentos são dez leis na Biblia que Deus deu à nação de Israel logo apos o êxodo do Egito. Os Dez Mandamentos são essencialmente um resumo dos mais de 600 mandamentos contidos na Lei do Antigo Testamento. Os primeiros quatros mandamentos lidam com a nossa relação com Deus. Os outros seis mandamentos lidam com os nossos relacionamentos com os outros. Os Dez Mandamentos estão registrados na Biblia em Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21 e são os seguintes:

(1) “Não teras outros deuses diante de mim”. Este mandamento e contra a adoração de qualquer deus que não seja o unico e verdadeiro Deus. Todos os outros são falsos deuses.

(2) “Não faras para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que ha em cima nos ceus, nem embaixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra. Não as adoraras, nem lhes daras culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos ate a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericordia ate mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Este mandamento e contra a fabricação de idolos, representações visiveis de Deus. Não existe imagem que nos possamos criar que possa precisamente retratar a Deus. Fazer com que um idolo represente Deus e adorar um falso deus.

(3) “Não tomaras o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não tera por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Este e um mandamento contra o tomar o nome do Senhor em vão. Não devemos tratar o nome de Deus levianamente. Devemos demonstrar reverência a Deus mencionando-o apenas de formas respeitosas e honrosas.

(4) “Lembra-te do dia de sabado, para o santificar. Seis dias trabalharas e faras toda a tua obra. Mas o setimo dia e o sabado do SENHOR, teu Deus; não faras nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os ceus e a terra, o mar e tudo o que neles ha e, ao setimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sabado e o santificou”. Este e um mandamento para separar o sabado como um dia de descanso dedicado ao Senhor.

(5) “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te da”. Este e um mandamento para sempre tratar os seus pais com honra e respeito.

(6) “Não mataras”. Este e um mandamento contra o assassinato premeditado de outro ser humano.

(7) “Não adulteraras”. Este e um mandamento contra ter relações sexuais com qualquer pessoa que não seja o seu esposo ou esposa.

(8) “Não furtaras”. Este e um mandamento contra tirar qualquer coisa que não nos pertence sem a permissão daquele a quem tal coisa pertence.

(9) “Não diras falso testemunho contra o teu proximo”. Este e um mandamento contra o testemunhar contra outra pessoa falsamente. É essencialmente um mandamento contra a mentira.

(10) “Não cobiçaras a casa do teu proximo. Não cobiçaras a mulher do teu proximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu proximo”. Este e um mandamento contra o desejar qualquer coisa que não lhe pertença. A cobiça pode levar a outras proibições listadas acima: assassinato, adulterio e roubo. Se e errado fazer uma coisa, tambem e errado desejar fazer essa mesma coisa.


Voltar à pagina principal em português

O que são os Dez Mandamentos?