Deus zeloso



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

O que significa que Deus e zeloso (Êxodo 20:5; Deuteronômio 4:24)? Eu achava que todos os tipos de ciume eram errados (Galatas 5:20).



Pergunta: "O que significa que Deus e zeloso (Êxodo 20:5; Deuteronômio 4:24)? Eu achava que todos os tipos de ciume eram errados (Galatas 5:20)."

Resposta:
É importante entender como a palavra zeloso e usada. Como e usada em Êxodo 20:5 para descrever Deus e diferente de como essa palavra e usada para descrever o pecado de ciumes (Galatas 5:20). Quando usamos a palavra zeloso, usamos no sentido de ter inveja de alguem que possui algo que não possuimos. Uma pessoa pode estar com inveja ou ciume de outra pessoa porque ela tem um carro ou casa melhores (coisas materiais). Ou uma pessoa pode estar com ciume ou inveja de outra pessoa por causa de alguma habilidade ou talento que a outra pessoa tem (tal como habilidade atletica). Outro exemplo pode ser que alguem tem ciume ou inveja de outra pessoa por causa de sua beleza.

Quando estudamos esse versiculo, podemos ver que Deus não tem ciume ou inveja porque alguem tem algo que Ele quer e não possui. Êxodo 20:4-5 diz: "Não faras para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que ha em cima nos ceus, nem embaixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra. Não as adoraras, nem lhes daras culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso..." Note que nesse versiculo Deus esta falando sobre ser zeloso (ciumento) se alguem der a outra pessoa algo que pertence a Ele.

Nesses versiculos, Deus esta falando de pessoas fazendo imagens/esculturas e adorando esses idolos ao inves de dar a Deus o louvor que pertence somente a Ele. Deus e muito possessivo do louvor e culto que pertencem somente a Ele. É um pecado (como Deus afirma nesse mandamento) louvar e servir a qualquer outra coisa que não seja so a Ele. Então, em resumo, e um pecado quando desejamos, ou somos ciumentos ou invejosos de alguem porque ele tem algo que não temos. É um uso diferente da palavra zeloso (ciumento) quando dizemos que Deus e zeloso. Do que Ele tem ciume pertence so a Ele; louvor e culto pertencem a Ele apenas, e por isso devem ser dispensados somente a Ele.

Talvez um exemplo pratico vai nos ajudar a entender a diferença. Se um marido visse um outro homem paquerando com sua mulher, ele esta certo em ter ciume, pois so ele tem o direito de paquerar com sua mulher. Esse tipo de ciume não e pecado. Pelo contrario, e completamente apropriado. Ser zeloso/ciumento de algo que pertence a você e bom e apropriado. Ciume e pecado quando desejamos algo que não pertence a nos. Culto, louvor, honra e adoração pertencem somente a Deus, pois so Ele e digno. Portanto, Deus e justo por ter ciume quando nosso culto, louvor, honra e adoração são dados a idolos. Esse e o tipo de ciume que o Apostolo Paulo descreveu em 2 Corintios 11:2: "Porque zelo por vos com zelo de Deus... "


Voltar à pagina principal em português

O que significa que Deus e zeloso (Êxodo 20:5; Deuteronômio 4:24)? Eu achava que todos os tipos de ciume eram errados (Galatas 5:20).