Bíblia escravidão



Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
 
 

A Biblia permite a escravidão?



Pergunta: "A Biblia permite a escravidão?"

Resposta:
A Biblia não condena especificamente a pratica da escravidão. Ela da instruções sobre como os escravos deveriam ser tratados (Deuteronômio 15:12-15; Efesios 6:9; Colossenses 4:1), mas não a declara ilegal. Muitos vêem isto como se a Biblia permitisse todas as formas de escravidão. O que muitas pessoas falham em entender e que a escravidão nos tempos biblicos era muito diferente da escravidão praticada nos ultimos seculos em muitas partes do mundo. A escravidão na Biblia não era baseada em raça. As pessoas não eram escravizadas por causa da sua nacionalidade ou pela cor da sua pele. Nos tempos biblicos, a escravidão era mais um status social. As pessoas vendiam a si mesmas quando não conseguiam pagar os seus debitos ou sustentar a sua familia. No Novo Testamento, algumas vezes medicos, advogados e ate politicos eram escravos de alguem mais. Algumas pessoas escolhiam ser escravas para ter todas as suas necessidades providas pelo seu senhor.

A escravidão dos ultimos seculos era freqüentemente baseada exclusivamente na cor da pele. Os negros eram considerados escravos por causa da sua nacionalidade – muitos donos de escravos realmente acreditavam que os negros eram “seres humanos inferiores” em relação aos brancos. A Biblia definitivamente condena a escravidão baseada na raça. Considere a escravidão vivida pelos Hebreus quando eles estavam no Egito. Os Hebreus eram escravos, não por escolha, mas porque eles eram Hebreus (Êxodo 13:14). As pragas que Deus lançou sobre o Egito demonstram como Deus se sente em relação à escravidão racial (Êxodo 7-11). Então, sim, a Biblia condena algumas formas de escravidão. O ponto chave e que a escravidão permitida na Biblia de forma alguma se parecia com a escravidão racial que contaminou o nosso mundo nos ultimos seculos.

Outro ponto crucial e que o proposito da vida e mostrar o caminho para a salvação, não reformar a sociedade. A Biblia freqüentemente aborda os assuntos de dentro para fora. Se uma pessoa tem amor, misericordia e a graça de Deus, recebendo a Sua salvação – Deus ira reformar a sua alma, mudando a forma como ela pensa e age. Uma pessoa que recebeu o dom da salvação de Deus e liberdade da escravidão do pecado, enquanto Deus reforma a sua alma, ira se dar conta que escravizar outro ser humano e errado. Uma pessoa que verdadeiramente recebeu a graça de Deus ira se tornar graciosa para com os outros. Esta seria a solução da Biblia para acabar com a escravidão.


Voltar à pagina principal em português

A Biblia permite a escravidão?