461Cor09.htm 58:52 46-I Coríntios Capítulo : 9

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, Introdução da Biblia.

46-I Corintios Capitulo : 9

1 Não sou eu livre? Não sou apostolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vos obra minha no Senhor?

2 Se eu não sou apostolo para os outros, ao menos para vos o sou; porque vos sois o selo do meu apostolado no Senhor.

3 Esta e a minha defesa para com os que me acusam.

4 Não temos nos direito de comer e de beber?

5 Não temos nos direito de levar conosco esposa crente, como tambem os demais apostolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

6 Ou sera que so eu e Barnabe não temos direito de deixar de trabalhar?

7 Quem jamais vai à guerra à sua propria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

8 Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei tambem o mesmo?

9 Pois na lei de Moises esta escrito: Não ataras a boca do boi quando debulha. Porventura esta Deus cuidando dos bois?

10 Ou não o diz certamente por nos? Com efeito, e por amor de nos que esta escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.

11 Se nos semeamos para vos as coisas espirituais, sera muito que de vos colhamos as materiais?

12 Se outros participam deste direito sobre vos, por que não nos com mais justiça? Mas nos nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.

13 Não sabeis vos que os que administram o que e sagrado comem do que e do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?

14 Assim ordenou tambem o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

15 Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguem fazer vã esta minha gloria.

16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me e imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

17 Se, pois, o faço de vontade propria, tenho recompensa; mas, se não e de vontade propria, estou apenas incumbido de uma mordomia.

18 Logo, qual e a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.

19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior numero possivel:

20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;

21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.

23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.

24 Não sabeis vos que os que correm no estadio, todos, na verdade, correm, mas um so e que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

25 E todo aquele que luta, exerce dominio proprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptivel, nos, porem, uma incorruptivel.

26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.

27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, Introdução da Biblia.

Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
461Cor09.htm 58:52