27Dani11.htm 56:43 27-Daniel Capítulo : 11

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, Introdução da Biblia.

27-Daniel Capitulo : 11

1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer.

2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda se levantarão três reis na Persia, e o quarto sera muito mais rico do que todos eles; e tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas, agitara todos contra o reino da Grecia.

3 Depois se levantara um rei poderoso, que reinara com grande dominio, e fara o que lhe aprouver.

4 Mas, estando ele em pe, o seu reino sera quebrado, e sera repartido para os quatro ventos do ceu; porem não para os seus descendentes, nem tampouco segundo o poder com que reinou; porque o seu reino sera arrancado, e passara a outros que não eles.

5 O rei do sul sera forte, como tambem um dos seus principes; e este sera mais forte do que ele, e reinara, e grande sera o seu dominio,

6 mas, ao cabo de anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sul vira ao rei do norte para fazer um tratado. Ela, porem, não conservara a força de seu braço; nem subsistira ele, nem o seu braço; mas sera ela entregue, e bem assim os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a fortalecia naqueles tempos.

7 Mas dum renovo das raizes dela um se levantara em seu lugar, e vira ao exercito, e entrara na fortaleza do rei do norte, e operara contra eles e prevalecera.

8 Tambem os seus deuses, juntamente com as suas imagens de fundição, com os seus vasos preciosos de prata e ouro, ele os levara cativos para o Egito; e por alguns anos ele deixara de atacar ao rei do norte.

9 E entrara no reino do rei do sul, mas voltara para a sua terra.

10 Mas seus filhos intervirão, e reunirão uma multidão de grandes forças; a qual avançara, e inundara, e passara para adiante; e, voltando, levara a guerra ate a sua fortaleza.

11 Então o rei do sul se exasperara, e saira, e pelejara contra ele, contra o rei do norte; este pora em campo grande multidão, e a multidão sera entregue na mão daquele.

12 E a multidão sera levada, e o coração dele se exaltara; mas, ainda que derrubara miriades, não prevalecera.

13 Porque o rei do norte tornara, e pora em campo uma multidão maior do que a primeira; e ao cabo de tempos, isto e, de anos, avançara com grande exercito e abundantes provisões.

14 E, naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul; e os violentos dentre o teu povo se levantarão para cumprir a visão, mas eles cairão.

15 Assim vira o rei do norte, e levantara baluartes, e tomara uma cidade bem fortificada; e as forças do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não havera força para resistir.

16 O que, porem, ha de vir contra ele fara o que lhe aprouver, e ninguem podera resistir diante dele; ele se fincara na terra gloriosa, tendo-a inteiramente sob seu poder.

17 E firmara o proposito de vir com toda a força do seu reino, e entrara em acordo com ele, e lhe dara a filha de mulheres, para ele a corromper; ela, porem, não subsistira, nem sera para ele.

18 Depois disso virara o seu rosto para as ilhas, e tomara muitas; mas um principe fara cessar o seu oprobrio contra ele, e ainda fara recair sobre ele o seu oprobrio.

19 Virara então o seu rosto para as fortalezas da sua propria terra, mas tropeçara, e caira, e não sera achado.

20 Então no seu lugar se levantara quem fara passar um exator de tributo pela gloria do reino; mas dentro de poucos dias sera quebrantado, e isto sem ira e sem batalha.

21 Depois se levantara em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a majestade real; mas ele vira caladamente, e tomara o reino com lisonja.

22 E as forças inundantes serão varridas de diante dele, e serão quebrantadas, como tambem o principe do pacto.

23 E, depois de feita com ele a aliança, usara de engano; e subira, e se tornara forte com pouca gente.

24 Vira tambem em tempo de segurança sobre os lugares mais ferteis da provincia; e fara o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; espalhara entre eles a presa, os despojos e os bens; e maquinara os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.

25 E suscitara a sua força e a sua coragem contra o rei do sul com um grande exercito; e o rei do sul saira à guerra com um grande e mui poderoso exercito, mas não subsistira, pois maquinarão projetos contra ele.

26 E os que comerem os seus manjares o quebrantarão; e o exercito dele sera varrido por uma inundação, e cairão muitos traspassados.

27 Tambem estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e assentados à mesma mesa falarão a mentira; esta, porem, não prosperara, porque ainda vira o fim no tempo determinado.

28 Então tornara para a sua terra com muitos bens; e o seu coração sera contra o santo pacto; e fara o que lhe aprouver, e tornara para a sua terra.

29 No tempo determinado voltara, e entrara no sul; mas não sucedera desta vez como na primeira.

30 Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; por isso voltara, e se indignara contra o santo pacto, e fara como lhe aprouver. Voltara e atendera aos que tiverem abandonado o santo pacto.

31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuario, isto e, a fortaleza, e tirarão o holocausto continuo, estabelecendo a abominação desoladora.

32 Ainda aos violadores do pacto ele pervertera com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornara forte, e fara proezas.

33 Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.

34 Mas, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; muitos, porem, se ajuntarão a eles com lisonjas.

35 Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, ate o fim do tempo; pois isso ainda sera para o tempo determinado.

36 e o rei fara conforme lhe aprouver; exaltar-se-a, e se engrandecera sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falara coisas espantosas; e sera prospero, ate que se cumpra a indignação: pois aquilo que esta determinado sera feito.

37 E não tera respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecera.

38 Mas em seu lugar honrara ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrara com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradaveis.

39 E haver-se-a com os castelos fortes com o auxilio dum deus estranho; aos que o reconhecerem, multiplicara a gloria; e os fara reinar sobre muitos, e lhes repartira a terra por preço.

40 Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutara com ele; e o rei do norte vira como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrara nos paises, e os inundara, e passara para adiante.

41 Entrara na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primicias dos filhos de Amom.

42 E estendera a sua mão contra os paises; e a terra do Egito não escapara.

43 Apoderar-se-a dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os libios e os etiopes o seguirão.

44 Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele saira com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.

45 E armara as tendas do seu palacio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo vira ao seu fim, e não havera quem o socorra.

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, Introdução da Biblia.

Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
27Dani11.htm 56:43