15Esdr05.htm 52:11 15-Esdras Capítulo : 5

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, Introdução da Biblia.

15-Esdras Capitulo : 5

1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Juda e em Jerusalem; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.

2 Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que esta em Jerusalem; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam.

3 Naquele tempo vieram ter com eles Tatenai, o governador da provincia a oeste do Rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, e assim lhes perguntaram: Quem vos deu ordem para edificar esta casa, e completar este muro?

4 Ainda lhes perguntaram: Quais são os nomes dos homens que constroem este edificio?

5 Os olhos do seu Deus, porem, estavam sobre os anciãos dos judeus, de modo que eles não os impediram, ate que o negocio se comunicasse a Dario, e então chegasse resposta por carta sobre isso.

6 A copia da carta que Tatenai, o governador da provincia a oeste do Rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os governadores, que estavam deste lado do Rio, enviaram ao rei Dario;

7 enviaram-lhe um relatorio, no qual estava escrito: Ao rei Dario toda a paz.

8 Saiba o rei que nos fomos à provincia de Juda, à casa do grande Deus, a qual se edifica com grandes pedras, e ja a madeira esta sendo posta nas paredes, e esta obra vai-se fazendo com diligência, e se adianta em suas mãos.

9 Então perguntamos àqueles anciãos, falando-lhes assim: Quem vos deu ordem para edificar esta casa, e completar este muro?

10 Alem disso lhes perguntamos pelos seus nomes, para tos declararmos, isto e, para te escrevermos os nomes dos homens que entre eles são os chefes.

11 E esta e a resposta que nos deram: Nos somos servos do Deus do ceu e da terra, e reedificamos a casa que ha muitos anos foi edificada, a qual um grande rei de Israel edificou e acabou.

12 Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus do ceu, ele os entregou na mão de Nabucodonozor, o caldeu, rei de Babilônia, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para Babilônia.

13 Porem, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro baixou decreto para que esta casa de Deus fosse reedificada.

14 E ate os utensilios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonozor tinha tomado do templo que estava em Jerusalem e levado para o templo de Babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de Babilônia, e eles foram entregues a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem ele tinha constituido governador;

15 e disse-lhe: Toma estes utensilios, vai, e leva-os para o templo que esta em Jerusalem, e reedifique-se a casa de Deus no seu lugar.

16 Então veio o dito Sesbazar, e lançou os fundamentos da casa de Deus, que esta em Jerusalem; de então para ca ela vem sendo edificada, não estando ainda concluida.

17 Agora, pois, se parece bem ao rei, busque-se nos arquivos reais, ali em Babilônia, para ver se e verdade haver um decreto do rei Ciro para se reedificar esta casa de Deus em Jerusalem, e sobre isto nos faça o rei saber a sua vontade.

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, Introdução da Biblia.

Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
15Esdr05.htm 52:11