03Levi25.htm 8:51 03-Levítico Capítulo : 25

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, Introdução da Biblia.

03-Levitico Capitulo : 25

1 Disse mais o Senhor a Moises no monte Sinai:

2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra que eu vos dou, a terra guardara um sabado ao Senhor.

3 Seis anos semearas a tua terra, e seis anos podaras a tua vinha, e colheras os seus frutos;

4 mas no setimo ano havera sabado de descanso solene para a terra, um sabado ao Senhor; não semearas o teu campo, nem podaras a tua vinha.

5 O que nascer de si mesmo da tua sega não segaras, e as uvas da tua vide não tratada não vindimaras; ano de descanso solene sera para a terra.

6 Mas os frutos do sabado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo,

7 e ao teu gado, e aos animais que estão na tua terra; todo o seu produto sera por mantimento.

8 Tambem contaras sete sabados de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias dos sete sabados de anos serão quarenta e nove anos.

9 Então, no decimo dia do setimo mês, faras soar fortemente a trombeta; no dia da expiação fareis soar a trombeta por toda a vossa terra.

10 E santificareis o ano qüinquagesimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus habitantes; ano de jubileu sera para vos; pois tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua familia.

11 Esse ano qüinquagesimo sera para vos jubileu; não semeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das vides não tratadas.

12 Porque e jubileu; santo sera para vos; diretamente do campo comereis o seu produto.

13 Nesse ano do jubileu tornareis, cada um à sua possessão.

14 Se venderdes alguma coisa ao vosso proximo ou a comprardes da mão do vosso proximo, não vos defraudareis uns aos outros.

15 Conforme o numero de anos desde o jubileu e que compraras ao teu proximo, e conforme o numero de anos das colheitas e que ele te vendera.

16 Quanto mais forem os anos, tanto mais aumentaras o preço, e quanto menos forem os anos, tanto mais abaixaras o preço; porque e o numero das colheitas que ele te vende.

17 Nenhum de vos oprimira ao seu proximo; mas temeras o teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus.

18 Pelo que observareis os meus estatutos, e guardareis os meus preceitos e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra.

19 Ela dara o seu fruto, e comereis a fartar; e nela habitareis seguros.

20 Se disserdes: Que comeremos no setimo ano, visto que não haveremos de semear, nem fazer a nossa colheita?

21 então eu mandarei a minha bênção sobre vos no sexto ano, e a terra produzira fruto bastante para os três anos.

22 No oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha; ate o ano nono, ate que venha a colheita nova, comereis da velha.

23 Tambem não se vendera a terra em perpetuidade, porque a terra e minha; pois vos estais comigo como estrangeiros e peregrinos:

24 Portanto em toda a terra da vossa possessão concedereis que seja remida a terra.

25 Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, vira o seu parente mais chegado e remira o que seu irmão vendeu.

26 E se alguem não tiver remidor, mas ele mesmo tiver enriquecido e achado o que basta para o seu resgate,

27 contara os anos desde a sua venda, e o que ficar do preço da venda restituira ao homem a quem a vendeu, e tornara à sua possessão.

28 Mas, se as suas posses não bastarem para reavê-la, aquilo que tiver vendido ficara na mão do comprador ate o ano do jubileu; porem no ano do jubileu saira da posse deste, e aquele que vendeu tornara à sua possessão.

29 Se alguem vender uma casa de moradia em cidade murada, podera remi-la dentro de um ano inteiro depois da sua venda; durante um ano inteiro tera o direito de a remir.

30 Mas se, passado um ano inteiro, não tiver sido resgatada, essa casa que esta na cidade murada ficara, em perpetuidade, pertencendo ao que a comprou, e à sua descendência; não saira o seu poder no jubileu.

31 Todavia as casas das aldeias que não têm muro ao redor serão consideradas como o campo da terra; poderão ser remidas, e sairão do poder do comprador no jubileu.

32 Tambem, no tocante às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, terão eles direito perpetuo de remi-las.

33 E se alguem comprar dos levitas uma casa, a casa comprada e a cidade da sua possessão sairão do poder do comprador no jubileu; porque as casas das cidades dos levitas são a sua possessão no meio dos filhos de Israel.

34 Mas o campo do arrabalde das suas cidades não se podera vender, porque lhes e possessão perpetua.

35 Tambem, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustenta-lo-as; como estrangeiro e peregrino vivera contigo.

36 Não tomaras dele juros nem ganho, mas temeras o teu Deus, para que teu irmão viva contigo.

37 Não lhe daras teu dinheiro a juros, nem os teus viveres por lucro.

38 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser o vosso Deus.

39 Tambem, se teu irmão empobrecer ao teu lado e vender-se a ti, não o faras servir como escravo.

40 Como jornaleiro, como peregrino estara ele contigo; ate o ano do jubileu te servira;

41 então saira do teu serviço, e com ele seus filhos, e tornara à sua familia, à possessão de seus pais.

42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como escravos.

43 Não dominaras sobre ele com rigor, mas temeras o teu Deus.

44 E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vos, delas e que os comprareis.

45 Tambem os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vos, tanto dentre esses como dentre as suas familias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.

46 E deixa-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vos, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

47 Se um estrangeiro ou peregrino que estiver contigo se tornar rico, e teu irmão, que esta com ele, empobrecer e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que esta contigo, ou à linhagem da familia do estrangeiro,

48 depois que se houver vendido, podera ser remido; um de seus irmãos o podera remir;

49 ou seu tio, ou o filho de seu tio, ou qualquer parente chegado da sua familia podera remi-lo; ou, se ele se tiver tornado rico, podera remir-se a si mesmo.

50 E com aquele que o comprou fara a conta desde o ano em que se vendeu a ele ate o ano do jubileu; e o preço da sua venda sera conforme o numero dos anos; conforme os dias de um jornaleiro estara com ele.

51 Se ainda faltarem muitos anos, conforme os mesmos restituira, do dinheiro pelo qual foi comprado, o preço da sua redenção;

52 e se faltarem poucos anos ate o ano do jubileu, fara a conta com ele; segundo o numero dos anos restituira o preço da sua redenção.

53 Como servo contratado de ano em ano, estara com o comprador; o qual não dominara sobre ele com rigor diante dos teus olhos.

54 E, se não for remido por nenhum desses meios, saira livre no ano do jubileu, e com ele seus filhos.

55 Porque os filhos de Israel são meus servos; eles são os meus servos que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Capitulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, Introdução da Biblia.

Solicitamos su permiso para obtener datos estadísticos de su navegación en esta web, en cumplimiento del Real Decreto-ley 13/2012. Si continúa navegando consideramos que acepta el uso de cookies. OK | Más información
03Levi25.htm 8:51